Samu em São Luís terá nova sede e ampliação de atendimentos

Seguindo a determinação do prefeito Edivaldo para ampliar a cobertura do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) na capital, a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), entregará nos próximos meses a nova sede do Samu, no bairro do Filipinho. Além do posto central, o serviço contará com cinco bases em diferentes pontos da cidade facilitando o acesso dos socorristas aos locais das ocorrências.

De acordo com a secretária de Saúde, Helena Duailibe, as medidas vão incrementar o atendimento prestado aos cidadãos e fazem parte do processo de descentralização do serviço, iniciado ainda no primeiro ano de governo da administração do prefeito Edivaldo. As novas bases funcionarão nos bairros Cidade Olímpica II, Distrito Industrial, Vicente Fialho, Itaqui-Bacanga e São Bernardo.

O processo de ampliação também inclui a disponibilidade de unidades fixas, compostas por uma ambulância e uma equipe de socorristas, nas praias do Olho D’Água, Ponta D’Areia e Marcela. O coordenador de Remoção e Atendimento de Urgência e Emergência da Semus, Alexandre Gomes dos Santos, explicou que anteriormente a mobilização de unidades na orla era feita de forma temporária.

Até então, as equipes do Samu ficavam nesses e em outros pontos da orla somente nos fins de semana. Para oferecer mais conforto e segurança à população, além das bases, também teremos essas equipes fixas nesses pontos de forma permanente, durante todos os dias da semana”, frisou o coordenador Alexandre Gomes dos Santos.

De janeiro a maio deste ano, o Samu promoveu 9.392 atendimentos na capital maranhense. O mês de março foi o período deste ano que mais registrou atendimentos, com 1.814 ocorrências. “Os números comprovam a importância do serviço e a necessidade que a população tem do nosso atendimento”, afirmou Alexandre Gomes dos Santos. Um dos principais meios para acesso ao serviço é através do telefone 192. Somente nos cinco primeiros meses de 2014, o Samu recebeu 27.389 ocorrências por telefone.

1 thought on “Samu em São Luís terá nova sede e ampliação de atendimentos

  1. Hum que excelente, essa secretaria de saúde tem feito muita coisa boa para popualação, acho que investir na saúde como está sendo, com mais comprometimento é de suma importancia, só temos a ganhar, Esse trabalho da semu é de uma extrema importancia, a agilidade é essencial isso sendo trabalhado será melhor ainda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *