HUUFMA inaugura reforma e adequação do centro cirúrgico da Unidade Presidente Dutra

Com o objetivo de oferecer aos usuários do Sistema Único de Saúde melhorias na assistência, o Hospital Universitário da UFMA irá inaugurar amanhã, 01, às 15h, a reforma e adequação do centro cirúrgico da Unidade Presidente Dutra.

O centro cirúrgico é considerado um dos setores mais complexos dentro do hospital por sua especificidade, tendo como finalidades: a realização de procedimentos cirúrgicos; servir de campo de ensino para formação e treinamento de recursos humanos para a área da saúde e também de campo de pesquisas voltadas para o desenvolvimento científico.

A solenidade de descerramento da placa contará com a presença do reitor da Universidade Federal do Maranhão, Natalino Salgado Filho, da secretária Municipal de Saúde de São Luís, Helena Duailibe, da superintendente do Hospital Universitário da UFMA, Joyce Santos Lages, do responsável técnico do centro cirúrgico adulto, Josiel Paiva Vieira, da responsável técnica de enfermagem do centro cirúrgico adulto, Aíza Leal de Almeida, do responsável técnico da clínica cirúrgica, Lages Neto e demais chefias e colaboradores do hospital.

O centro cirúrgico da Unidade Presidente Dutra foi totalmente reformado e adequado para atender os requisitos de qualidade, visando à melhoria do serviço prestado ao usuário. O novo centro cirúrgico conta agora com mais duas novas salas, um aporte de mais 20 profissionais e a aquisição de 44 equipamentos de última geração.

A reforma foi iniciada no dia 16 de junho e finalizada no prazo de quinze dias conforme o plano de ação do Serviço de Engenharia deste hospital. Esse período foi utilizado para qualificar ainda mais a equipe multiprofissional que atua no setor por meio de um treinamento em gestão da qualidade.

Esse momento marca também o início da aplicação do Protocolo de Cirurgia Segura dentro do Centro Cirúrgico reforçando assim o que já é realizado para oferecer mais segurança ao paciente. Inclusive, esse protocolo faz parte do Passo 4 do Programa Nacional de Segurança do Paciente- PNSP, criado pelo Ministério da Saúde, parapromover a segurança do paciente e a melhoria da qualidade dos serviços de saúde, tornando o ambiente hospitalar e as práticas do hospital mais seguras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *