Há 60 anos na vida pública, senador José Sarney critica, em artigo, quem faz da política profissão

Blog do Aquiles Emir


Na vida pública desde 1954, quando ficou na terceira suplência de deputado federal (mas ainda assim conseguiu ser efetivado), o senador José Sarney (PMDB-AP), que em junho passado anunciou sua aposentadoria, em seu artigo deste domingo, publicado em O Estado do Maranhão, ao, mais uma vez, criticar quem fala mal do Maranhão, cita um adversário, sem revelar o nome, e o critica porque está fazendo da política profissão. “Tem até um pivete que se infiltrou na política que fez disso profissão. E coitado do nosso estado, vilipendiado e manchado no seu conceito”, diz o senador.

Embora não cite o nome do “pivete”, tudo indica que o alvo de suas críticas é o ex-presidente da Embratur, Flávio Dino I(PCdoB), candidato a governador do Maranhão pela oposição, pois no último parágrafo, depois de contestar os indicadores que colocam o Maranhão com baixo IDH, diz que “o Maranhão comunista é a mudança que desejam. Uma doutrina que tem 150 anos e já morreu. Deixem o comunismo em paz, com a utopia dos que a sonharam”.

O que mais chama atenção no artigo do senador, no entanto, é a crítica a quem faz da política profissão e sua aversão aos novos. Afinal de contas, desde que conseguiu seu primeiro mandato, Sarney passou a viver somente da vida público, pelo menos isto é o que se sabe oficialmente. Foi deputado, governador, senador, presidente da República e novamente senador (quatro vezes presidente do Senado). Além do mais, em sua família há pessoas que vivem exclusivamente da vida pública, isto é, são políticos profissionais, sendo a governadora Roseana Sarney e o deputado Sarney Filho os melhores exemplos.

Quanto à menção “pivete”, Sarney nunca deve esquecer que ao se lançar na política também era um pivete no conceito dos políticos tradicionais e retrógrados da época, mas se credenciou a ser deputado federal e governador ainda muito jovem, com excelentes votações, e fez um dos governos mais elogiados até hoje pelos maranhenses. A bem da verdade, se for pela juventude, a eleição do Maranhão está sendo disputada por dois pivetes, já que Flávio e Lobão Filho estão na mesma faixa etária.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *