Veja a repercussão da morte do escritor Gabriel García Marquez

UOL


O escritor colombiano Gabriel García Márquez morreu nesta quinta-feira (17) em sua residência na Cidade do México.

A notícia rapidamente repercutiu nos redes sociais conforme famosos lamentaram a morte do autor de “Cem Anos de Solidão”, que lutava contra o câncer.

Enrique Peña Nieto – presidente do México

“Em nome do México, expresso meu pesar pelo falecimento de um dos maiores escritores de nosso tempo: Gabriel García Márquez. Com sua obra, García Márquez tornou universal o realismo mágico latinoamericano, marcando a cultura de nosso tempo. Nascido na Colômbia, por décadas fez do México o seu lugar, enriquecendo nossa vida nacional. Descanse em paz”.

Luís Fernando Veríssimo – escritor

“Uma grande perda. Um grande escritor latino-americano muito identificado com o realismo mágico. É um escritor universal apesar de identificado com a América Latina. Lido e entendido em qualquer lugar. Ele era um escritor muito criativo em inventar histórias e situações e isso encantava seus leitores. Ele tinha humor, mas era muito mais que um humorista, ele usava o humor em função de uma uma visão de mundo que ia muito além.”

Ferreira Gullar – poeta

“É lugar comum dizer que foi um grande escrito. Ele não é apenas um grande escritor, ele é um escritor excepcional com um enorme poder criativo. A contrario do que se dizer que a literatura revela a realidade, a literatura inventa a realidade. Ele criou um mundo novo, como todo grande escritor . A nossa américa é outra coisa depois que surgiu o realismo mágico”.

Juan Manuel Santos – presidente da Colômbia

“Mil anos de solidão e tristeza pela morte do maior colombiano de todos os tempos! Solidariedade e condolências a Gaba e sua família.”

Roberto DaMatta – escritor

“É uma grande tristeza para todos que amam a literatura. A pessoa humana dele morreu, mas os livros permanecem. Os livros são como túmulos, você abre a página e de dentro sai uma pessoa. O que mais me impressionava é que eu não conseguia parar de ler. Eu lamento muito a perda pessoal é uma lástima”.

Guillermo Arriaga – escritor, diretor e roteirista

“Morreu o grande escritor Gabriel García Márquez. Uma perda enorme para a literatura universal.”

Christine Fernandes – atriz

“RIP Gabriel García Marquez, um dos meus autores favoritos de todos os tempos…”

Leilane Neubarth – jornalista

“Dói a morte de García Marquez, o homem que deu vida ao realismo fantástico.”

Arlindo Grund – apresentador

“RIP Gabriel García Marquez.”

Oscar Filho – ator

“Gabriel Garcia se foi… Uma pena. Cem Anos de Solidão é o melhor livro que eu li. Chorei copiosamente no final.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *