Helena Duailibe faz balanço do seus primeiros 60 dias a frente da Saúde de São Luís e destaca avanços

Em entrevista concedida ontem, data em que se celebra o Dia Mundial da Saúde, a secretária de Saúde de São Luís, Helena Duailibe, falou sobre as ações que estão sendo desenvolvidas pelo município para garantir a melhoria do atendimento à população. Ela explicou que seguindo a orientação do prefeito Edivaldo Holanda Júnior, o primeiro passo foi priorizar o atendimento de urgência, assim como desenvolver parcerias institucionais, e que agora se aproxima um segundo momento, em que está sendo garantida a melhoria da estrutura física das unidades e avanços na Atenção Básica. 


O que está sendo feito para melhorar a rede pública de saúde na capital?

Seguindo a determinação do prefeito Edivaldo Holanda Júnior, estamos priorizando aquilo que não pode esperar, que é a urgência, melhorando o atendimento de urgências nos nossos três hospitais do município que são os Socorrões I e II e o Hospital da Criança. Não estamos deixando faltar insumos, material hospitalar, medicamentos, pois os profissionais estavam nos locais de trabalho, mas faltava esse suporte. Existe agora um segundo momento, que representa a melhoria das estruturas, do serviço de hotelaria e das instalações de centro cirúrgicos, isto já está ocorrendo em algumas unidades. Então nosso foco inicial foi dar condições ideais de atendimentos.

E quais melhorias a senhora pode destacar nesse espaço de tempo?

Fizemos parcerias com instituições federais como o Hospital Universitário [HUUFMA] e também com instituições filantrópicas como a Santa Casa, o que melhorou muito o atendimento dos nossos pacientes traumatizados. Os mutirões realizados todos os sábados no HUUFMA estão agilizando o atendimento dos pacientes dos nossos hospitais, o convênio da Santa Casa com a pediatria deu um bom fluxo e também desafogou o Hospital da Criança. Já o Socorrão I, que tem um perfil de hospital mais complexo, pois existe a internação de pacientes crônicos, estamos solucionando a questão da retaguarda. Reabrimos a Unidade Mista do Coroadinho que hoje mantém 26 leitos funcionando e uma emergência 24 horas. Agora em abril também abrimos novos leitos de retaguarda na Unidade Mista do Itaqui-Bacanga e no Hospital da Mulher. Em maio vamos adequar a Unidade Mista do São Bernardo que será a retaguarda da ortopedia do Socorrão II. Iremos inaugurar ainda este mês o Centro de Saúde Carlos Macieira (Sacavém) e o Alexandra Tavares (Residencial Alexandra Tavares).

Os serviços de Atenção Básica são muito demandados, assim como a marcação de consultas, que melhorias estão sendo providenciadas?

Recebemos a secretaria com apenas 34% da cobertura. Estamos desenvolvendo um plano piloto, que servirá de referência para todo o país, que está sendo feito em parceria com a Vale e será lançado em junho, assim conseguiremos finalmente atingir a marca de 100% de cobertura. Paralelo a isso, estamos terminando uma licitação para equipar todas as Unidades Básicas de Saúde com uma farmácia própria. Sobre a Central de Marcação de Consulta, estamos fazendo um estudo para acabar com as filas e com a demora no atendimento da marcação e remarcação de exames. A nossa ideia é que a partir de agora, o paciente termine a consulta, já com seu exame agendado. Ainda recebemos um reforço de médicos dos programas federais PROVAB e Mais Médicos, os quais estão trabalhando em várias comunidades e na zona rural da capital.

O Dia Mundial da Saúde tem como objetivo alertar a população para os cuidados com a prevenção de doenças. Que ações estão sendo desenvolvidas nesse sentido?

Em parceria com o Ministério da Saúde e com a Secretaria Estadual de Saúde, realizamos a campanha de vacinação contra o sarampo que foi um verdadeiro sucesso. Ficamos em primeiro lugar na cobertura entre as capitais do Nordeste. Outra campanha importante foi a de vacinação do HPV, realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, disponibilizamos 27 mil doses, as quais tenho certeza que serão todas aplicadas. Sobre o combate a Tuberculose, mapeamos a nossa capacidade de atendimento e reativamos o teste, que está ocorrendo no nosso centro de referência no Bairro de Fátima. O Centro de Zoonoses vai voltar a funcionar, estarei reunida com o reitor da UEMA, para reativarmos o convênio. O combate a dengue também está funcionando ativamente, as nossas equipes estão nas ruas.

E sobre o atendimento do Samu?

Desde o início da gestão, o prefeito Edivaldo Holanda Júnior tem defendido a descentralização do atendimento. Hoje, a base é mantida no Itaqui-Bacanga, mas temos unidades nas regiões da BR-135, Vicente Fialho, São Bernardo e no Cohatrac. Temos 12 ambulâncias funcionando prontas para atender a nossa população, além de atendimento através de motocicletas. Melhorou muito a nossa eficiência e resposta à população.

No quesito valorização de servidores, o que a Prefeitura está realizando?

Regularizamos os contratos que estavam vencidos e estivemos reunidos com o Ministério Público do Trabalho, para assinar um Termo de Ajustamento de Conduta, em que nos comprometemos a realizar um grande processo seletivo até o fim deste mês. Desde que assumi a pasta, discuto com todas as categorias de profissionais da saúde e estamos buscando melhorar as condições de trabalho dos nossos servidores.

O que a população pode esperar para o futuro?

Como disse anteriormente, vamos iniciar uma segunda fase, que representa a reestruturação da nossa rede. Faremos reformas nos Socorrões I e II, o Hospital da Criança vai ganhar centro cirúrgico e melhoria das instalações. O Centro de Especialidades Médicas do Filipinho será reformado e atenderá um maior número de pessoas. O posto de saúde do Bairro de Fátima também será reformado. O Centro de Saúde Paulo Ramos (Centro) será transformado em unidade de referência para tratamento de doentes renais, hipertensos e diabéticos. Temos muitas coisas a fazer, a saúde municipal está melhorando e a qualidade no atendimento ficará ainda melhor.

1 thought on “Helena Duailibe faz balanço do seus primeiros 60 dias a frente da Saúde de São Luís e destaca avanços

  1. Tiro o chapéu para o trabalho de Helena Duailibe. Ela está de parabéns pelo excelente trabalho que está realizando a frente da saúde do nosso município. Só o fato de ter melhorado o atendimento no Hospital da Criança e ver que multirões de saúde estão sendo realizados a todo instante, merece todos os elogios e votos de confiança de que continuará a fazer um boa gestão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *