Sobre vaidade, quantidade e qualidade na blogosfera maranhense

Na manhã de segunda-feira (3), postei sem ter a intenção, um dos textos mais polêmicos deste blog e pasmem não foi sobre política. Simplesmente o tema audiência das páginas virtuais, despertou a ira e atingiu feito uma lança o ego de alguns jornalistas e/ou blogueiros. Sem ainda entender todo esse rebuliço por conta de um mero ranking, percebo que infelizmente, muitos ainda se envaidecem em ser o primeiro colocado ou ter mais 1 milhão de visitas por mês.

Pura besteira!

Pelo menos eu parto da premissa, que antes de ter muito, precisa ter qualidade. Afinal do que adianta, um texto ser lido por milhões, mas não fixar a mensagem para nem 10% dos leitores? Por isso, aqueles que ficaram chateados, ao dizer “poxa meu blog é tão bom, não é possível que eu esteja nesse lugar”, não deveriam perder tempo com isso. Se você interpreta que seu blog é um influenciador e isto ocorre na prática, sinta-se satisfeito.

Poucos tem consciência disso, mas os que ainda tem, se leram a postagem, deixaram para lá e continuaram exercendo seu ofício. Enquanto isso, outra parcela, atingida, seja lá por qual motivo, resolveu esbravejar e aparecer com várias análises técnicas sobre audiência no blog.

Se o alexa.com errou, como afirmam alguns, reservo ao site a falha, afinal postei exatamente um comparativo de 31 blogs feito repetidas vezes para que não cometessem erros, uma vez que com o amontoados de números que são dispostos, o que mais fácil de acontecer é se embaralhar, mas não foi o que aconteceu. Inclusive, repito, que o ranking postado aqui é baseado nos acessos do mês de janeiro de 2014, não se trata de um montante acumulado ao longo do tempo.

Quem tem consciência do seu trabalho, sabe o que representa e no minimo já é amadurecido, olha que tenho apenas 24 anos, não fica nesse lero lero, para saber quem é o mais visitado do Maranhão, do Brasil ou quem sabe do mundo.

Tanto que aceito sem nenhum problema o título do blog menos lido do Maranhão, se afirmarei isso, sem problemas, assimilo e sigo em frente, agora ficar com choramingos por conta de ranking de acessos, faça-me o favor, não farei, até porque eu ainda sei viver além do mundo offline.

Quanto as postagens feitas nos blogs, criticando o ranking do alexa.com, postado por mim,
confesso que ainda não li nenhuma. Mas já escutei um, dois ou três amigos comentado, “rapaz tu despertou a ira desses caras”, “eita que tu acertou em cheio na vaidade deles”, “tu gosta de polêmica”, quanta besteira. Quem gostava de polêmica era Assis Chateubriand, que ao tentar chamar a atenção pela primeira vez, escrevendo um arisco artigo no Diário de Pernambuco, falando de um grande político do país na época, simplesmente foi ignorado e finalmente desistiu da ideia que para ser um bom jornalista, tem que ser é polêmico. Inteligente da parte dele, tanto que acabou se tornando, anos depois, um dos maiores magnatas da história da comunicação brasileira.

Portanto, blogueiros e/ou jornalistas, não se incomodem com uma simples postagem sem valor científico algum, sobre a quantidade acessos que vocês tem por mês. O melhor reconhecimento vem de forma espontânea. É fácil perceber…

Nota: O negócio foi levado tão a sério por alguns blogueiros, que institutos de aferição de audiência de blogs já foi contratado para revelar os números reais do campo midiático virtual. Vale a pena aguardar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *