Preso por roubo de bicicleta é achado morto em cela no MA; é a 6ª morte do ano

Do UOL

Um preso foi encontrado morto na noite desta segunda-feira (3), na cela da Delegacia Regional de Rosário (a 72 km de São Luís). Foi a primeira morte registrada no mês e a sexto no ano no Maranhão, que enfrenta uma grave crise no sistema prisional.

Segundo informou a polícia, Antônio Carlos Cantanhede Dias, 40, estava detido provisoriamente por acusação de roubo de uma bicicleta. Ele foi preso em flagrante no fim de semana.

Ainda segundo a polícia, um inquérito foi aberto para investigar o caso. A principal suspeita é que o preso tenha cometido suicídio com um lençol, já que ele estaria sozinho na cela. Dois policiais estavam de plantão quando ele foi achado morto.

A última morte no sistema prisional do Maranhão ocorreu no último dia 28. Valdiano Fernandes da Silva, 27, cumpria pena na Unidade Prisional de Ressocialização de Balsas e foi vítima de um espancamento por quatro companheiros de cela.

No dia 22, outro preso foi achado morto em uma lata de lixo da Unidade Prisional de Ressocialização de Santa Inês (a 230 km de São Luís).

Antes disso, três presos morreram no Complexo Penitenciário de Pedrinhas, em São Luís.

O Maranhão passa por uma crise na área de segurança pública que tem como foco o complexo de Pedrinhas. Superlotado, com 1.700 vagas e 2.200 presos, o complexo registrou 60 assassinatos de presos em 2013, sendo que a maioria deles foi ocasionado por briga entre facções criminosas que agem dentro dos presídios maranhenses.

O complexo está sob a segurança da PM (Polícia Militar) e da Força de Segurança Nacional desde o último dia 27 de dezembro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *