Helena diz que seu primeiro objetivo será esvaziar os corredores de hospitais

“A prioridade nesse primeiro momento é retirar os pacientes dos corredores da rede de urgência municipal”, com essa consciência, Helena Duailibe tomará posse amanhã na secretaria municipal de Saúde em cerimônia a ser realizada na prefeitura de São Luís. O convite para até então partiu de forma consensual entre os membros do executivo municipal, não havendo nenhuma oposição ao seu nome.

Helena Duailibe assume a Semus com objetivo de superar a crise no sistema de saúde, com a superlotação nos hospitais de urgência e emergência e a paralisação dos profissionais da área.

A médica que tem como compromisso buscar soluções imediatas para o problema da superlotação dos hospitais Socorrão I e II, iniciou desde sexta-feira (31), o seu trabalho realizando reunião de organização e planejamento. Segundo ela, existem graves problemas em todo o sistema de saúde.

Para resolver este problema, Helena defende a imediata parceria institucional entre as administrações municipal, estadual e da União. “Não temos três sistemas de saúde. Temos um só e para resolvermos os problemas precisamos trabalhar com o Governo do Estado e com a União. Por isso, vou procurar os gestores estadual e federal para discutirmos os problemas e chegarmos às soluções em conjunto”, assegurou.

“É angustiante ver pessoas doentes sendo atendidas nos corredores dos hospitais de urgência. Sei dos problemas que temos na assistência básica e vamos nos voltar para eles”, completou Helena Duailibe.

A nova secretária municipal de Saúde aproveitou para deixar claro que sua postura enquanto gestora da pasta será exclusivamente técnica, “é inadmissível fazer política com a saúde, quem me conhece, sabe da minha postura”, afirmou.

Helena Duailibe aproveitou para informar também, que logo após a sua posse, buscará agendar logo reuniões com o secretário estadual de Saúde, Ricardo Murad; Natalino Salgado, reitor da UFMA e Joyce Lages, superintendente do HUUFMA, para que juntos já possam discutir a construção de parcerias.

Quanto ao seu partido, Helena não enfrentou nenhuma oposição, inclusive o presidente municipal do PMDB, o deputado estadual Roberto Costa, se colocou a disposição para ajudar e buscar soluções dos problemas municipais da Saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *