Eleições gerais da UFMA desta quarta-feira esquentam a disputa entre reitoria e Apruma

Nesta quarta-feira (9), a comunidade acadêmica da Universidade Federal do Maranhão volta às urnas. Na disputa, os novos diretores de Centros, departamentos e coordenações de cursos. Porém o foco principal dessa eleição será o embate mais uma vez entre a reitoria e a Apruma apoiados pelo PSOL, PSTU e Conlutas. A professora Nair Portela testa sua popularidade, após 10 meses ter sido eleita. Já Antônio Gonçalves, o candidato derrotado, busca estruturar a base para uma eventual disputa em 2019.

No CCBS, onde Nair Portela foi diretora, estão na disputa três nomes: Rosane Guerra é a favorita e tem grande apoio dos cursos medicina, odontologia, farmácia, educação física e outros, além de contar com apoio maciço da pós-graduação, se tornando uma candidata independente. Rosilda é a candidata da APRUMA e deve obter apenas os votos da enfermagem e alguns poucos de outros cursos. Correndo por fora está Maria do Carmo que é a candidata oficial da reitora, mas que acabou entrando tarde na campanha e pode amargar uma dura derrota.

No CCSO, a docente Lindalva possui ampla vantagem em relação a sua adversária, Mary Ferreira. No entanto, a APRUMA garante que sairá vitoriosa dessa disputa.

No CCH, outra disputa acirrada, Francisco de Jesus, atual diretor e conta com a simpatia do ex-reitor Natalino Salgado vai enfrentar o candidato da APRUMA, Helder Machado.

No CCET, não vai haver disputa, apenas o professor Ridvan Nunes Fernandes se colocou para ocupar o cargo, dessa forma o mesmo só precisará alcançar os 20% de votos favoráveis exigidos.

No CCHNST (Pinheiro), Rickley e Janilson, testam sua popularidade. O atual diretor é o favorito para alcançar a vitória e permanecer no cargo, ele conta com o apoio do ex-reitor Natalino Salgado.

Mais do que uma simples disputa, o resultado pode apresentar o mapa eleitoral da próxima disputa pela reitoria. O vice-reitor Fernando Carvalho vem declarando de forma pública que é candidato e ele pode sair com a vitória de dois diretores. A APRUMA aposta todas as suas fichas no CCH e CCSO, principalmente no centro de ciências humanas, onde já é um reduto bem consolidada, mas eles começam a abrir uma nova fronteira no centro dos cursos de direito, pedagogia, serviço social e outros.

Enquanto isso a Comissão Eleitoral, presidida por Elisa, sofre uma séria de reclamações por não acatar os pedidos de candidatos e da comunidade acadêmica. No Centro Pedagócico Paulo Freire, por exemplo não vai haver urnas dos cursos de Direito, Administração e Pedagogia.

A eleição ocorre durante todo o dia nesta quarta-feira (9), em São Luís e nos demais campi, cada professor, técnico e estudante votando de acordo com seu Centro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *