Rádio Capital AM é denunciada ao Ministério Público do Trabalho

robertoeamanda
Roberto Rocha (proprietário da Rádio Capital) e Amanda Rocha (diretora geral da Rádio Capital)

A direção da Rádio Capital AM (1180 khz) de São Luís foi denunciada na tarde desta quinta-feira (11), no Ministério Público do Trabalho em face do atraso no pagamento de salários, 13º salário, depósito de FGTS e pagamento do INSS de funcionários do veículo de comunicação. A denúncia foi feita pela Força Sindical a qual representa os operadores de áudio da empresa comandada pela família Rocha.

De acordo com Frazão de Oliveira, presidente da Força Sindical, ele esteve pessoalmente na Rádio Capital na tarde desta quinta-feira (11), para tentar mediar uma conversa entre os funcionários e a direção da empresa, mas a responsável não se encontrava no local. Diante da falta de interesse da diretoria da 1180 khz em resolver o problema, um procedimento foi aberto no MPT-MA sob o registro MPT NF 000139.2016.16.000/6.

“Os cerca de 8 ou 10 funcionários que a Rádio Capital possui estão com salários atrasados desde novembro do ano passado. É um desrespeito com o trabalhador, o que estão se fazendo nesta empresa”, argumentou Frazão. De acordo com o líder sindical a emissora tem quase 90% de sua programação arrendada, além de publicidades públicas e privadas, as quais estão em dia o pagamento, mas mesmo assim a direção não vem cumprindo com o dever de pagar os funcionários.

Diante dessa triste situação, os operadores de áudio decidiram paralisar suas atividades desde o dia 1 de fevereiro, passando a só tocar música na programação diária da Rádio Capital AM. Os trabalhadores dizem que só voltam ao trabalho com o pagamento de seus salários.

Não é a primeira vez que a Rádio Capital AM sai do ar por conta de problemas financeiros. A empresa que faz parte de um conglomerado de comunicação – oficialmente pertencente ao senador Roberto Rocha (PSB) – ficou fora do ar por 73 dias em 2015 por conta da suspensão do fornecimento de energia elétrica em virtude de débitos junto a CEMAR.

O senador Roberto Rocha quando procurado para falar sobre a situação da Rádio Capital AM diz não ser mais o responsável pelo veículo. Atualmente o veículo de comunicação é gerido pela filha do senador, a advogada Amanda Rocha, a qual atua como diretora geral e consequentemente será convocada pelo Ministério Público do Trabalho para apresentar uma solução para o pagamento dos salários dos operadores de áudio.

Essa também não é a primeira vez que a Rádio Capital é citada no Ministério Público, Roberto Rocha também é alvo de ação do Ministério Público Federal que visa botar em cumprimento o dispositivo da Constituição que proíbe congressista de “firmar ou manter contrato com empresa concessionária de serviço público” (Art. 54). De acordo com recente reportagem da Folha de São Paulo a Procuradoria da República pedirá suspensão das concessões e condenação que obrigue a União a licitar novamente o serviço e se abster de dar novas outorgas aos citados.

Segundo dados do MPF, o senador Roberto Rocha é dono de um império de comunicação que engloba: Rádio Ribamar, Radiovale (Rádio Capital AM), Radiovale OM (Rádio Capital de Pindaré-Mirim) e Radiovale OT. Vale lembrar que a família Rocha ainda possui a Tv Cidade (São Luís) e outros veículos de comunicação espalhados pelo estado, distribuídos entre irmãos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *