“Quem tem interesse de ter o apoio do PT deve se manifestar”, diz Zé Carlos e anuncia ter interesse em disputar Prefeitura de São Luís

zecarlos22No inicio desta semana, o vereador Honorato Fernandes concedeu uma entrevista exclusiva a este blog para falar sobre sua atuação, mas principalmente os rumos do PT em 2016 na capital maranhense. Agora um outro petista foi procurado por este jornalista para falar sobre o atual momento e o futuro do partido em São Luís.

O deputado federal Zé Carlos reiterou as falas ditas por Honorato e inclusive anunciou o desejo de disputar a Prefeitura de São Luís, caso o partido não venha chegar a um consenso na questão de aliança partidária.

Zé Carlos lembrou que a prioridade é eleger o maior número de vereadores possíveis e isso seria alcançado através de uma aliança, que poderia ocorrer com Bira, Eliziane ou até mesmo Edivaldo.

O parlamentar lembra que o PT deve ser mais ouvido pela gestão municipal e que a Secretaria municipal de Cultura não representa uma indicação do partido. Zé Carlos quer que o prefeito manifeste desejo de ter o apoio dos petistas.

Confira na íntegra a entrevista:

Blog do Diego Emir – Qual tua opinião sobre o PT em São Luís e qual rumo o partido deve seguir em 2016?

Zé Carlos – Olha eu acho que o PT tem se colocar nessa disputa. E o PT tem duas posições: o PT passa a fazer uma aliança que consiga fortalecer a base partidária, cujo foco será eleger mais vereadores ou não havendo a possibilidade de aliança, o PT deve lançar candidatura própria. Essa é a minha posição.

Blog do Diego Emir – E quem poderia disputar a Prefeitura de São Luís? O senhor colocaria seu nome?

Zé Carlos – Coloco sim. O PT não pode perder o protagonismo dessa discussão, sendo assim o meu nome estaria à disposição do partido para disputar a Prefeitura de São Luís.

Blog do Diego Emir – E sobre a aproximação do PT com o Bira do Pindaré…

Zé Carlos – Não tem nenhuma aproximação ainda. Recebi uma ligação do deputado Bira, querendo conversar. E ficamos de conversar em São Luís. O Bira tem um percentual de companheiros de PT que defendem a aliança com ele, assim como tem quem defende aliança com Eliziane e Edivaldo. Nessa situação, os dois primeiros citados tem procurado, já o prefeito Edivaldo não faz essa procura, parece não ter interesse. O que torna a discussão mais complexa.

Blog do Diego Emir – Recentemente, o Honorato concedeu entrevista e diz esperar da Prefeitura uma aliança real e de fato. O senhor concorda com essa afirmação?

Zé Carlos – O Honorato tem dito isso, pois ele acompanha de perto essa relação com a Prefeitura, eu não estou tão próximo. Agora o Honorato tem razão, afinal o partido precisa ter uma definição e política é feita através de gestos. Quem tem interesse de ter o apoio do PT deve se manifestar.

Blog do Diego Emir – O PT sido da base aliada do prefeito desde 2013 e no entanto só tem a Secretaria de Cultura. O senhor não acha que é muito pouco para um partido do porte do PT?

Zé Carlos – Acho sim. É preciso que essa parceria seja definitivamente consolidada uma postura mais proativa do governo e espaços são naturais. O PT desde o começo tem essa Secretaria, que nem foi indicação do partido. Política é feita de gestos, o prefeito Edivaldo se tem interesse em contar com o apoio do PT deve demonstrar e isso tá passando da hora. Mas essa decisão deve ser da direção municipal, afinal é quem tem legitimidade para tratar esses assuntos e na última reunião percebi isso ao ser citado gestos de Bira e Eliziane, já o prefeito sem falar nada conosco.

Blog do Diego Emir – O PT independente da decisão vai seguir unido em 2016?

Zé Carlos – Olha tem grupos que defendem o apoio a Eliziane, outros a Bira e alguns a manutenção com o prefeito Edivaldo Holanda Júnior. Eu não saberia afirmar qual a situação hoje, mas tenho a certeza que o PT não pode sair desunido seja qual for a decisão. O PT já viu o que aconteceu quando saiu rachado. O PT pela primeira vez na história, conseguiu uma união na executiva estadual, onde a maioria das forças estão dialogando. Torço para que a executiva municipal consiga resolver o problema, evitando ter que levar para instâncias superiores.

 

3 thoughts on ““Quem tem interesse de ter o apoio do PT deve se manifestar”, diz Zé Carlos e anuncia ter interesse em disputar Prefeitura de São Luís

  1. Respeito muito o companheiro Zé Carlos, mas acho que será equivocado uma candidatura a Prefeitura de São Luís nesse momento, o apoio a Edivaldo seria mais viável e benéfico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *