“Propaganda do CEUMA não reflete a realidade”, diz diretor do Sindicato dos Professores da UFMA

Os professores da Universidade Federal do Maranhão estão inconformados com a ação de marketing desenvolvida pelo UNICEUMA, que afirma ser a melhor universidade do estado. Em reunião com a reitora Nair Portela, os docentes cobraram uma resposta a propaganda da instituição particular. De acordo com o professor Cristiano Capovilla, primeiro-secretário do SIND-UFMA (Sindicato dos Professores da UFMA), “a propaganda do CEUMA não reflete a realidade”.

uniceumaO sindicalista explica que a instituição usa de apenas um recorte da avaliação do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) para se apropriar de números que não condizem com a realidade. Capovilla explica que o índice apresentado pelo UNICEUMA é o IGC – Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição – ou seja, ela tem usado de uma amostra para dizer que é a melhor. O resultado dessa avaliação é bem diferente do Conceito dado pelo Ministério da Educação (MEC) para as universidades e faculdades maranhenses.

Questionado sobre o que é levado em conta na avaliação do IGC, Capovilla explicou que é referente a nota da graduação e pós-graduação vezes a quantidade de alunos, desta forma o índice acaba não refletindo a realidade, uma vez que a UFMA possui uma quantidade bem maior de pós-graduações (35 mestrados e 10 doutorados) e esta pontuação não é levada em conta como deveria, enquanto que o UNICEUMA possui apenas 4 mestrados, porém a diferença se faz na graduação, quando a instituição privada apresenta um número de alunos matriculados bem superior ao da federal. Outro fator apresentado é boicote por parte de alunos, principalmente dos cursos da área de humanas e ciências sociais, principalmente ligados ao PSTU/PSOL, estes grupos fazem campanha contra a prova do ENADE, o que acaba refletindo na avaliação final da UFMA.

Para simplificar, o IGC é uma avaliação de um grupo de cursos e não da Universidade na sua totalidade. Tanto que nesse critério, a UFMA é a única instituição de ensino superior com conceito 4 dado pelo MEC.

capovillaUm professor que participou da reunião e discutiu o assunto, disparou: “nós estamos nivelados com uma universidade que tem 4 mestrados”. Evidenciando sua indignação.

Outro fato que deve ser destacado é a criação do Departamento de Inovação e Tecnologia criado na gestão de Natalino Salgado, que já registrou mais de 60 patentes, além do desenvolvimento do prédio do empreendedorismo que incetiva a criação e fortalecimento de empresas juniores.

Além dos professores, alunos da UFMA também tem se sentindo incomodados com os outdoors espalhados pela cidade, alguns falam em abrir processo em conjunto contra o UNICEUMA por conta de propaganda indevida e deturpação da analise dos índices divulgados.

Enquanto isso, a UFMA segue sendo reconhecida nacionalmente pela OAB com o título de Selo de Qualidade para os cursos de Direito de São Luís e Imperatriz, além do Ranking Geral de Universidades da Folha de São Paulo que coloca a instituição como a melhor do Maranhão. Fora estes reconhecimentos, a UFMA é destaque nacional por ser a Universidade federal mais procurada no SISU 2016.

5 thoughts on ““Propaganda do CEUMA não reflete a realidade”, diz diretor do Sindicato dos Professores da UFMA

  1. Esse pessoal da UFMA fizeram essa reunião “drogados” ou com algum tipo de entorpecente. Vou comentar somente a última frase dessa reportagem ” …a UFMA é destaque nacional por ser a Universidade Federal mais procurada no SISU 2016.” Isso é fácil de explicar, alunos do Sul do Brasil, já começando por Teresina – PI, possuem o nível de escolaridade maior do que os maranhenses, poucos se destacam aqui no Maranhão , aí como a nota desses pessoas mesmo sendo boas não podem ficar em suas cidades de origem, escolhem a UFMA e descobem que podem ficar nos melhores cursos como medicina, direito, odontologia e as engenharias. Isso eles não dizem e nem mostram gráficos com esses índices, e os ludovicences que querem melhorar de vida, estudar para melhorar suas condições, tem que se sacrificar pagando universidades particulares. Perguntem para o PSTU/PSOL por que eles são contra ao ENADE e essas loucuras feitas pelo governo. Enquanto isso nos maranhences continuamos sendo massacrados.

  2. Especificamente sobre a graduação em Direito da UFMA, é imperioso informar ao público externo que os alunos desse curso “acordaram” em não levar a sério ou “boicotar” os últimos ENADE’s aos quais foram submetidos, como forma de “chamar a atenção” do MEC para as mazelas que acometem o curso de Direito na IES.
    Portanto, ainda obtenha nota razoável nesse exame, é preciso destacar que ela está muito aquém da real capacidade dos estudantes de Direito da UFMA.
    É só perguntar para qualquer acadêmico de Direito da UFMA.

  3. O CEUMA diz ser a melhor do Maranhão com uma avaliação única de menos de 10 cursos pelo MEC somente das instituições de São Luís em relação a UFMA que tiveram mais de 25 cursos avaliados e UEMA com mais de 95 cursos avaliados. É muita palhaçada de uma “universidadezinha” de porta de quintal se auto-intitular a melhor. Convido a todos a parecerem no CEUMA em semana de provas e verem os gênios da tão “primeira em tudo” pescando na “caruda”. CEUMA é uma farra de compra de diploma. Se a polícia federal ousar a investigar, saberá que o curso de Medicina do CEUMA é uma farra de compra de diploma.

  4. Bom, só gostaria de saber a verdade. Pois fui para o Ceuma pensando ser a melhor Universidade, já que é isso que as propagandas mostram. Espero não ter feito uma má escolha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *