Executiva estadual do PT lança nota solicitando pedido de desculpas de Fernando Furtado por declarações

Em relação às declarações do Deputado Fernando Furtado (PC do B), o Partido dos Trabalhadores, através da sua Comissão Executiva Estadual, vem a público afirmar que:

1. As declarações do Deputado (PC do B) não são somente condenáveis pelo teor agressivo, preconceituoso e reacionário, mas, sobretudo, ofensivas à condição humana em toda a sua dimensão. O parlamentar não ofendeu apenas os índios e os homossexuais, mas atacou o PT naquilo que o partido tem mais orgulho que é a luta pela defesa dos direitos humanos, o respeito pela diversidade, do ponto de vista da orientação sexual de qualquer cidadão ou cidadã, e sua história de respeito e valorização da nação indígena.

2. O PT tem orgulho dos seus quadros e manifesta a mais absoluta confiança no presidente Raimundo Monteiro e no Deputado Estadual Zé Inácio, ambos ex-gestores do Instituto de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), no Maranhão, onde deram valorosa contribuição à luta pelo direito à terra, inclusive com atuação destacada na desintrusão da área indígena Awá-Guajá, uma ação do Governo Dilma, determinada pela Justiça Federal desde 2002, garantindo a estes a posse de suas terras na região do Alto Turi.

3. O Partido dos Trabalhadores espera que o Deputado Fernando Furtado (PC do B) venha a público pedir desculpas pelas ofensas cometidas contra uma das maiores organizações políticas de esquerda do mundo. O PT é aliado estratégico do Partido Comunista do Brasil (PC do B), onde o Deputado Fernando Furtado está atualmente filiado, partidos cuja trajetória são um exemplo de atuação em favor dos mais pobres, das minorias e dos povos historicamente excluídos do processo de desenvolvimento capitalista injusto no país, entre os quais destacamos os povos quilombolas e indígenas.

4. Por fim, o PT reafirma seu incondicional e histórico comprometimento com a causa dos povos indígenas e contra quaisquer manifestações fascistas de conteúdos homofóbicos.

São Luís, 22 de setembro de 2015

Comissão Executiva Estadual do PT/MA

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *