Fernando Sarney pode se tornar o novo presidente da CBF

Uma grande articulação está sendo desenvolvida para colocar o empresário Fernando Sarney como o novo presidente da Confederação Brasileira de Futebol – CBF, caso o Marco Polo Del Nero venha renunciar. A informação é revelada por Ricardo Perrone em seu blog hospedado no UOL. De acordo com o jornalista no próximo dia 11 de junho, a CBF reunirá os seus membros para discutir a mudança na regra do processo de escolha de um novo presidente em caso de renúncia do atual comandante. Surpreendentemente o principal favorecido com a saída de Del Nero não foi convidado, trata-se de Delfim Peixoto, vice-presidente da CBF da região Sul.

Peixoto seria o próximo presidente da CBF em caso de renúncia de Del Nero, se for adotado o sistema em atual, que prever que o vice-presidente mais velho assuma o cargo em circunstância de que o presidente se afaste ou esteja impossibilitado. Foi dessa forma que José Maria Marin chegou a presidência da Confederação, após a renúncia de Ricardo Teixeira.

Acontece que existe uma proposta do Marcus Antônio Soares – um dos vices – para que mude a regra para nomeação de novo presidente da CBF em caso de vacância do cargo. O dirigente quer que seja feita uma eleição, assim os cinco vice-presidentes iriam disputar os votos dos 20 presidentes dos clubes da Série A e das 27 federações de futebol dos estados brasileiros.

Delfim Peixoto já estaria limado da lista, tudo por conta de uma declaração que irritou Del Nero. O vice-presidente teria dito a imprensa, que ele se sentia “pronto” para assumir a presidência. A postura do dirigente, irritou o atual presidente que vem mantendo Peixoto de fora de todas as discussões da CBF. José Maria Marin também está fora da disputa, uma vez que está preso na Suíça.

Desta forma, o nome mais conhecido com condições de se candidatar seria o de Fernando José Macieira Sarney, do Maranhão e filho do ex-presidente José Sarney. Completariam a lista Gustavo Dantas Feijó, de Alagoas, além do capixaba Vicente e o substituto de Marin, na hipótese de a troca ser feita a tempo. São ao todo 27 federações e 20 clubes com direito a voto.

A expectativa é que Del Nero siga os passos de Joseph Blatter e renuncie em meio ao maior escândalo de corrupção no futebol mundial.

 

2 thoughts on “Fernando Sarney pode se tornar o novo presidente da CBF

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *