Bancada feminina da Alema é a maior em 188 anos de história da Casa

A Assembleia Legislativa do Maranhão conta agora com a maior bancada feminina em 188 anos de história, com 12 deputadas estaduais empossadas, nesta quarta-feira (1º), para a 20ª Legislatura. Também será a primeira vez que a Casa será presidida por uma mulher, a deputada Iracema Vale (PSB), eleita pelos seus pares para comandar o Parlamento Estadual no biênio 2023-2024.

Além do comando da Presidência com Iracema Vale, a bancada feminina também é composta pelas deputadas Fabiana Vilar (PL), eleita 3ª vice-presidente; Andreia Martins Rezende (PSB), eleita 4ª vice-presidente; Daniella (PSB), que será a procuradora da Mulher da Casa; além de Solange Almeida (PL); Mical Damasceno (PSD); Dra. Vivianne (PDT); Abigail (PL); Edna Silva (Patriota); Janaína Ramos (Republicanos); Claudia Coutinho (PDT); e Ana do Gás (PCdoB).

A nova chefe do Legislativo maranhense falou sobre suas expectativas e a responsabilidade em presidir a Casa do Povo e com todos os maranhenses, que lhe confiaram o mandato parlamentar.

“Estou há 30 anos na vida política e, desta vez, em uma perspectiva diferente, no Parlamento Estadual. Contamos com os nossos deputados e vamos caminhar juntos em harmonia com os poderes para que o Maranhão prospere e avance ainda mais”, afirmou Iracema Vale.

Representatividade

Nesta legislatura, as mulheres representam quase 29% dos 42 assentos do Parlamento Estadual, percentual, inclusive, maior que o da Câmara Federal, que é de 17,7%, e do Senado, com 12,3%.

A deputada Abigail destacou o orgulho em fazer parte desta bancada. “Hoje somos 12 mulheres com assento na Assembleia e isso é motivo de muito orgulho para nós, pois estamos conquistando, cada vez mais, nossos espaços em todas as esferas. Fico muito feliz por mim e por todas as demais parlamentares que hoje tomam posse nesta Casa”, assinalou.

No mesmo sentido, a deputada Cláudia Coutinho ratificou que não só a bancada feminina, mas todos os 42 deputados farão um grande trabalho. “Vamos procurar fazer o melhor nesta Casa, atuando e legislando para o avanço do nosso Maranhão. Nossas expectativas são as melhores e estamos confiantes que faremos um grande mandato”, garantiu a parlamentar.

Em seu segundo mandato, a deputada Ana do Gás agradeceu ao povo do Maranhão pela confiança. “Agradecemos, mais uma vez, a Deus e ao povo do meu Estado por reconhecer o nosso mandato. Seguiremos firmes e fortes para trabalharmos pelas mulheres e pelo Maranhão”, disse.

A deputada Andreia Martins Rezende classificou o momento como histórico. “É um momento importante e histórico. É o segundo mandato de uma pessoa com deficiência na Assembleia Legislativa, com muitos avanços alcançados, mas ainda há muita coisa a ser feita. Vamos em frente”, completou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *