UFMA abre mais de 200 vagas em 19 seletivos para mestrados e doutorados

A Universidade Federal do Maranhão possui 53 Programas de Pós-Graduação com 64 cursos entre mestrados e doutorados. Neste início de ano, 15 cursos de mestrado e 4 de doutorado da UFMA abriram seleção para ingresso nas turmas de 2023, contabilizando mais de 200 vagas de vagas na pós-graduação.

Todos os editais de seleção estão disponibilizados no Portal Institucional da AGEUFMA no endereço ageufma.ufma.br. Cada curso possui critérios próprios de seleção que devem ser observados pelos interessados e as inscrições para esses cursos são realizadas por meio do Sistema Integrado da UFMA, o SIGAA, garantindo maior acessibilidade e acompanhamento de todo o processo seletivo.

A Instituição tem aperfeiçoado as pós-graduações com novas legislações e aumentado os conceitos de qualidade dos cursos de mestrados, doutorados e especializações. Importantes avanços como a política de cotas de ingresso, além da disponibilização de novas vagas e ampla divulgação dos seletivos foram importantes avanços para a gestão da pós-graduação na UFMA.

A Diretora de Pós-Graduação da AGEUFMA (Pró-reitoria de gestão da pós-graduação na UFMA), Profa. Dra. Flávia Nascimento, avaliou positivamente os bons resultados da pós-graduação na instituição, destacando que o cadastro de alunos tem demonstrado crescimento nos últimos anos, independente da pandemia. “O que a gente vê é um apelo constante de formação de recursos humanos, que é necessário para crescimento econômico do nosso Estado, da nossa região, do nosso país. A Diretoria de pós-graduação da AGEUFMA tem trabalhado nesse sentido, em apoiar as Coordenações, que é importante ressaltar, estão de parabéns e não pararam em nenhum momento durante a pandemia”, reforçou.

O pró-reitor da AGEUFMA, Prof. Dr. Fernando Carvalho, também reforçou a importância do trabalho dos coordenadores, técnicos e professores das pós-graduações nos avanços da pós-graduação da UFMA, destacando o processo tecnológico pela qual toda a gestão dos processos seletivos agora perpassa. “Hoje o candidato à vaga na pós-graduação tem a possibilidade de acompanhar todo o processo seletivo de forma transparente e organizada, graças às ferramentas tecnológicas implantadas em parceria com a Superintendência de Tecnologia da Informação da UFMA (STI), que garantiu que pudéssemos aperfeiçoar o acompanhamento dos seletivos”, indicou o pró-reitor.

A Profa. Dra. Flávia Nascimento finalizou reforçando que os editais de ingresso nas pós-graduações estão todos disponíveis no Portal da AGEUFMA. “Lá vocês vão encontrar todas as informações necessárias que você precisa procurar para se inscrever nesses editais, então se antecipe e não deixe para última hora, para que não haja nenhuma atropelo”, finalizou a Professora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *