Governo abre edital com investimento de R$ 1 milhão para concessão de bolsas de mestrado

Visando a qualificação de pesquisadores maranhenses, o Governo do Estado abriu, na última semana, o Edital Bolsas de Mestrado no País com investimento superior a R$ 1 milhão. Podem concorrer estudantes, maranhenses ou residentes no Maranhão, matriculados ou cursando pós-graduação em nível de mestrado acadêmico em Programas de Pós-Graduação (PPG) ligados a instituição de ensino superior (IES), públicas ou privadas sem fins lucrativos, sediadas fora do estado.

O edital está disponível no site da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) – www.fapema.br. As inscrições podem ser feitas até o dia 24 de fevereiro por meio do site.

O presidente da Fapema, André Santos, informou que este é o primeiro de vários editais que serão lançados pela Fundação este ano. “O edital visa a capacitação de pesquisadores em todas as áreas do conhecimento e faz parte do esforço do governador Carlos Brandão de impulsionar, cada vez mais, a pesquisa no Maranhão”, explicou.

André Santos afirmou que a chamada integra a linha de ação Mais Qualificação e garante a formação qualificada de pesquisadores do Maranhão, na modalidade Bolsa de Mestrado no País, em apoio à ciência, tecnologia e inovação.

O presidente da Fapema explicou que os cursos de mestrado e doutorado constituem um lugar privilegiado de produção do conhecimento e de formação do pesquisador brasileiro, em especial, do maranhense. Tais diretrizes têm base no Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG), que trata das estratégias e metas para o avanço nas políticas de pós-graduação e pesquisa no País.

“O edital Bolsa de Mestrado no País também fortalece a pós-graduação e tem reflexo no aumento da produção científica e tecnológica do Maranhão”, destacou André Santos.

Entre os objetivos da chamada está a de fomentar pesquisas com resultados relevantes para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), assegurando a educação inclusiva, equitativa e de qualidade e promovendo oportunidades de aprendizagem para todos, conforme prevê o ODS 4 – Educação de Qualidade.

Estudantes aprovam edital

O lançamento do edital foi muito comemorado pelos estudantes. Diversos pesquisadores se manifestaram, de forma favorável, na postagem feita nas redes sociais da Fapema, parabenizando e agradecendo por mais essa oportunidade de promoção e divulgação dos trabalhos maranhenses.

“Essa é uma ótima oportunidade para candidatos que não têm bolsa. A Fapema apresenta um diferencial muito grande com esse apoio. São poucas fundações de pesquisa no Brasil que apoiam estudantes do seu estado, em instituições de fora, dessa maneira”, observou a pesquisadora Marcelle Beatriz.

“Sou de uma gratidão enorme à Fapema, por meio deste edital, no qual, felizmente, fui contemplado com essa bolsa. Muito obrigado por me permitir ser mestre”, enfatizou o pesquisador Ramon de Sá.

O pesquisador Valdenir Morais pontuou que “este é um dos editais mais aguardados pelos pesquisadores maranhenses” e parabenizou a Fapema pelo lançamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *