Eleita Corte Momesca de 2023 em grande festa realizada pela Prefeitura de São Luís

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), elegeu, durante uma noite memorável, a Corte Momesca de 2023. O concurso foi realizado na Casa Barrica (Madre Deus), nesta sexta-feira (27), e além de coroar o Rei Momo e a Rainha, escolheu as Princesas do Carnaval da capital maranhense.

A festa contou com a presença do prefeito de São Luís, Eduardo Braide, e da primeira-dama, Graziela Braide. Durante o evento, o prefeito ressaltou a felicidade de celebrar o primeiro carnaval de São Luís em sua gestão, após a suspensão da festa momesca nos anos anteriores em respeito às medidas restritivas e sanitárias ocasionadas pela pandemia.

“É uma felicidade muito grande poder estar aqui hoje, depois de todo esse tempo sem festas por conta da pandemia, para elegermos a Corte Momesca do Carnaval de São Luís 2023. Uma cerimônia tão importante que faz parte da tradição cultural das festividades carnavalescas da nossa cidade”, disse Eduardo Braide.

Este ano, três candidatos participaram da disputa pelo título de Rei Momo: Braian Robson Salazar (Vila Passos), Luiz Carlos Ribeiro (Centro) e Mauro Júlio Mendes (Vila Gorette).

O vencedor, coroado pelo secretário Municipal de Cultura, Marco Duailibe, foi Mauro Júlio Mendes, que mostrou durante a sua apresentação, muito samba no pé, guardado para abrilhantar o Carnaval de 2023. “Decidi disputar essa coroa, primeiro pela minha paixão pela dança. Eu também sempre acompanhei a festa do Rei Momo, mas não tinha noção do que representava. Quando consegui entender, me apaixonei por tudo”, disse o Rei Momo do Carnaval de São Luís 2023.

Já para a disputa da coroa de Rainha e faixas de 1ª e 2ª Princesas, foram nove concorrentes: Ila Licia Silva Serejo, representando a comunidade do Cohatrac III; Karla Raianye Chagas Sousa, do Bom Jesus; Rayane dos Santos Moraes, do Jardim Turu; Tainara dos Santos Ribeiro, do Turu; Taynara Sousa Moraes Correa, da Coréia de Baixo; Thamires de Sousa Trindade, da Cohab Anil III; Valdiana Maria Carvalho Soares, do Sacavém; Vanessa Cristina Souza Santos, do João de Deus; Yasmim Rayane Lopes Silva Gomes, do bairro Santa Clara.

A grande vencedora da noite foi Rayane dos Santos Moraes, coroada Rainha do Carnaval 2023. O título de 1ª e 2ª Princesa ficou com Tainara dos Santos Ribeiro e Taynara Sousa Moraes Correia, respectivamente.

Uma comissão técnica formada por representantes da cultura local, da imprensa e gestores públicos foi responsável por julgar e eleger os integrantes da Corte Momesca. Os candidatos foram avaliados pelos critérios desembaraço, sociabilidade, facilidade de expressão, harmonia no conjunto e domínio na arte de sambar. Cada candidato recebeu quatro notas, de 6 a 10 pontos. Além de representar a folia do Carnaval de São Luís, o Rei Momo e a Rainha foram premiados com o valor de R$ 5 mil, e as princesas receberão o valor de R$ 3.500,00, cada uma.

O secretário Municipal de Cultura, Marco Duailibe, destacou a importância da solenidade, que mantém viva a tradição da folia de Momo ludovicense, dando início oficial às festividades carnavalescas. “A Corte Momesca é a anfitriã do carnaval. É ela quem dá o start, é ela que recebe as pessoas, é ela que recebe as chaves da cidade para que o carnaval possa ter o seu início. E essa eleição, após esses anos de pandemia, é o marco oficial do início das nossas festividades carnavalescas na gestão do prefeito Eduardo Braide. Ela vai estar tanto aqui, no circuito Madre Deus, como na Passarela do Samba e também nos locais onde ela for convidada a se apresentar”, informou.

A primeira-dama de São Luís, Graziela Braide, que também esteve no evento, ao lado do prefeito Eduardo Braide, falou sobre sua alegria em participar da grande festa da escolha da Corte Momesca de São Luís. “É uma alegria imensa poder participar desse momento tão esperado pela população para festejar uma festa tão popular como o Carnaval, principalmente depois desses anos em que se precisou parar por conta da pandemia”, declarou Graziela Braide.

Prestigiaram a escolha da Corte Momesca, a vereadora Silvana Noely (PTB), o suplente de vereador Charles dos Carrinhos (PRTB); os secretários municipais Igor Almeida (Comunicação) Diego Rodrigues (Criança e Assistência Social); Carlivan Braga (Pessoa com Deficiência), e o secretário-adjunto de Cultura, Henrique Almeida; além de personalidades e representantes de entidades ligadas à cultura, profissionais da imprensa, turistas e a população.

Corte Momesca

Com a eleição, a Corte Momesca, participará da abertura oficial do Carnaval de São Luís, com a chave da cidade sendo entregue ao Rei Momo pelo prefeito Eduardo Braide, marcando oficialmente a abertura da programação da Passarela do Samba, que terá início no dia 17 e segue até o dia 20 de fevereiro.

A Corte será responsável por conduzir a animação do Carnaval e cumprirá uma agenda de eventos festivos durante todo o período carnavalesco, participando de entrevistas, comparecendo a bailes, desfiles, espetáculos públicos, shows, entre outros.

Atrações

O baile que elegeu a Corte Momesca 2023 teve a presença de passistas do Rio de Janeiro, e foi animado pelas atrações Sambaceuma, Blocão do Samba, Show do Bicho Terra e pelo DJ João Marcos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *