Com 7km de estrada nova na Serra do Penitente, Governo do Maranhão fortalece exportação agrícola no sul do estado

Estrada de terra, intrafegável e com dificuldade de logística. Essa era a realidade da MA-006, principal via de acesso à região da Serra do Penitente, até o povoado São Pedro, em Tasso Fragoso, na Região Sul do Estado.

No passado, as chuvas corriqueiras inundavam a rodovia não pavimentada, levando prejuízo para os produtores agrícolas da região. Sendo assim, atento à situação, o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra Ma), está realizando ações de pavimentação asfáltica, serviços de drenagem, sinalização vertical e horizontal nos
7 km que englobam a área.

Com investimento de 7,5 milhões nesses sete quilômetros de extensão, a via compreende uma importante produção agrícola, pois fortalece o corredor de exportação, assegurando um tráfego mais rápido para o escoamento dos produtos provenientes da agricultura familiar e agricultura de média e larga escala, contribuindo para o crescimento e desenvolvimento econômico do estado.

Vale ressaltar que antes dos serviços executados pela Sinfra- MA, as condições do trecho na Serra do Penitente eram intrafegáveis, causando desconforto para os motoristas e prejudicando a entrega das safras. Na primeira fase da obra, a primeira camada asfáltica já foi concluída, desafogando as constantes adversidades do trecho.

Tendo em vista que a agricultura é um dos setores da economia maranhense e que possui uma importante participação no mercado, as atividades do Governo crescem, significativamente, nos municípios que englobam a Região Sul, como Balsas, Tasso Fragoso e Alto Parnaíba. Desta forma, o secretário de Estado da Infraestrutura, Aparício Bandeira, reforça o comprometimento em fomentar, ainda mais, este setor no estado.

“Seguimos firmes no compromisso de melhorar o acesso aos povoados do Maranhão, entregando facilidade e comodidade aos agricultores que já estão usufruindo de uma rota segura, proporcionando aos moradores um espaço digno de ser habitado e percorrido”, ressaltou.

Vale destacar, ainda, que o governo estadual mantém outros investimentos na Região Sul como, por exemplo, a ligação entre o município de Tasso Fragoso à cidade de Alto Parnaíba, também parte da MA-006. Somando 90 quilômetros e com obras divididas em dois trechos, estão sendo realizados serviços como, implantação asfáltica, drenagem, manutenção e recuperação de pavimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *