O que os portugueses pensam sobre o Brasil condiz com a realidade?

Apesar da estreita relação entre Brasil e Portugal, devido à língua, à ligação histórica e diversos acordos entre os países que facilitam o tráfego de pessoas entre as duas nações, ainda existem inconsistências entre o que é idealizado por cada país a respeito do outro.

A imagem portuguesa sobre o Brasil

O Brasil possui uma imagem internacional geralmente bem diferente da realidade, normalmente considerando-o um país sem muitos recursos, especialmente em se tratando de Portugal, como explica Márcio Inverneiro, dono de uma das empreiteiras portuguesas que mais contrata brasileiros, a Inversil Construções, sobre sua própria experiência.

“Conheci o Brasil pela primeira vez e é totalmente diferente do que pensamos em Portugal, a cidade de São Paulo, onde estive, é muito rica e avançada, nunca vi tanta gente e tantos carros. As pessoas são muito simpáticas e sabem mesmo como ganhar dinheiro, conheci profissionais de sucesso e percebo porque o têm, porque têm ideias a todo tempo. Quero voltar em breve e quero poder ajudá-los com os seus investimentos em Portugal.”

Apesar de serem países próximos, ainda há imagens estereotipadas em relação ao Brasil, mesmo em pessoas com contato com o país, no entanto, com o crescimento constante da interação entre os países e a recente nova onda de ida de brasileiros a Portugal, cada vez mais essas imagens tendem a se dissolver.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *