Diego Emir | Poder, Política e Sociedade

Reitor Natalino Salgado é homenageado na “Noite de Celebração da Medicina Maranhense”

14 de novembro de 2022 : 08:25

Na última quinta-feira, 10, os grupos Dom+ e Fleury realizaram a Noite de Medicina Maranhense, que teve por objetivo homenagear os médicos por seus grandes serviços prestados no Maranhão, em alusão ao dia do Médico, comemorado em 18 de outubro. Com 40 homenageados, desde 2017, o evento passou por um hiato e retornou presencialmente nessa edição, homenageando 12 profissionais, entre eles, o reitor Natalino Salgado, que é professor titular do Departamento de Medicina I e médico nefrologista.

Para ele, esse reconhecimento é um agradecimento aos profissionais que contribuíram e ainda contribuem no cuidado da sociedade. Na oportunidade, representando os demais homenageados, o professor e pesquisador Natalino Salgado foi o orador da noite solene.

“Quando comprometido com o paciente, o médico é capaz de fazê-lo ver a vida sob uma outra perspectiva  e encarar seus dias de maneira mais leve e significativa. Num mundo onde a saúde virou prioridade máxima, desejo que haja mais reconhecimento, respeito e valorização aos homens e às mulheres que empunham estetoscópios e trazem no coração o desejo de fazer o bem e eliminar as dores”, discursou.

Os homenageados do evento foram profissionais que inspiraram, inspiram, trouxeram e ainda trazem excelência à prática da medicina. Neste ano, houve um destaque especial para os médicos que atuaram no comando de grandes equipes no combate ao coronavírus, além de trazer também o reconhecimento aos médicos veteranos.

Lucianna Da Fonte, gerente sênior de negócios do grupo Fleury, representado no Maranhão pelo Inlab Laboratórios, comenta que o grupo tem como essência o cuidado e, na pandemia, tiveram que se reinventar para achar outros caminhos para atender as pessoas. “A ciência mais do que nunca se mostrou apta. Com isso, passamos com muita dificuldade, mas com muita coragem, e os médicos foram, junto a outros profissionais da saúde, o pelotão de frente”, comentou.

Já o neurologista responsável pela primeira cirurgia do Departamento de Neurologia do Hospital Universitário da UFMA, Arthur Lopes Gonçalves Almeida, enfatiza que receber essa homenagem é uma alegria e valorização à classe médica. “Fiz muito pouco a merecer, mas eu aceito, pelo pouco que fiz para a população mais carente, foi muito, e fico muito feliz com tudo isso.” 

Um comentário em “Reitor Natalino Salgado é homenageado na “Noite de Celebração da Medicina Maranhense””

  1. Eduardo

    3 semanas atrás  

    Discordo dessa homenagem, o Sr. Natalino estar deixando o Palácio das Lagrimas, localizado na Rua da da Paz simplesmente se deteriorando.
    Palácio este, que é fonte de historia e ensino. varias verbas ja foram designadas para recuperaçao do predio.
    Façam uma analise e vejam se ele é merecedor de homenagem.

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>