Festa da Juçara encerra neste fim de semana com shows e apresentações folclóricas

Encerrando a agenda desta 53ª edição, a tradicional Festa da Juçara acontece neste sábado (12) e domingo (13), no Parque da Juçara, bairro Maracanã, zona rural de São Luís. Na lista estão shows de artistas e diversas apresentações de grupos folclóricos maranhenses. A festança, que iniciou em outubro, voltou a todo vapor, após dois anos suspensa por conta da pandemia da Covid-19. Este retorno contou, mais uma vez, com o forte apoio do Governo do Estado que garantiu uma estrutura totalmente revitalizada e uma vasta programação cultural.

“Estamos encerrando a Festa da Juçara neste fim de semana, com a certeza de que foi realizada a melhor e mais bonita celebração da música, da arte e da juçara tipicamente maranhense. O público que tem prestigiado o evento, ao longo destas semanas, é muito variado. Não apenas quem mora na zona rural, mas de todos os cantos da cidade e Grande Ilha. Uma festa muito bonita, organizada, estruturada e de respeito à nossas tradições e à nossa população. Ficamos muito orgulhosos com esse resultado e ano que vem, faremos um evento ainda melhor”, ressaltou o secretário de Estado da Cultura (Secma), Yuri Arruda.

Na lista de atrações do domingo, no Palco Principal, os grupos Os Brotos, Argumento e apresentação folclórica do Cacuriá de Dona Teté e o batalhão pesado do Boi de Maracanã. No Espaço Praça de Alimentação, show do Grupo Digital e Iara Costa. A programação da Festa da Juçara vai das 9h às 20h, no sábado, e das 12h às 23h, no domingo com os shows e atrações culturais.

“Agradecemos muito ao apoio do Governo do Estado neste evento, que nos garantiu realizar a festa que o público merecia e queria. Após dois anos suspensa, voltou com força total, com estrutura, com várias atrações e uma vasta programação para todas as idades. Um evento que reuniu a Grande Ilha, pois pessoas de todos os cantos da região vieram prestigiar essa belíssima festa. E ano que vem, a Festa da Juçara será ainda maior e melhor”, frisou a presidente da Associação dos Amigos do Parque da Juçara, Mayara Marques.

Esta edição, o público conta com um espaço totalmente novo. Ação do Governo do Estado incluiu a construção de calçadas, de banheiros e pavimentação com piso em concreto com acessibilidade. Foi realizado ainda serviço de drenagem, reformas de barracas, pavimentação, adaptação de área para estacionamento, reforma de palco, iluminação e sinalização, dentre outras importantes melhorias.

A Festa da Juçara impactou ainda no comércio e geração de trabalho e renda na região. Um total de 51 barracas foram distribuídas nos dois espaços que compõem a festa, oportunizando uma renda extra para diversas famílias com a venda de alimentos e outros itens. “O evento também tem essa importância na geração de emprego e renda e de movimento da cadeia produtiva local. Mais que um evento de diversão, a Festa da Juçara se insere no cenário econômico e isso envolve diretamente a comunidade”, pontuou Mayara Marques.

O local também conta com o Espaço do Artesão que exibe e comercializa o trabalho das pessoas que usam a semente da juçara para confeccionar peças como pulseiras, cordões, brincos. Para a criançada tem um playground. A Festa da Juçara tem como patrocinador o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secma), via Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *