Sob risco de expulsão do PSB, Yglesio Moyses corre risco de perder mandato

O deputado estadual Yglesio Moyses (PSB), fez um duro discurso nesta terça-feira (11), na tribuna da Assembleia Legislativa. O parlamentar reeleito com mais de 42 mil votos, disse com todas as letras que foi alvo de perseguição do seu partido e do senador eleito Flávio Dino (PSB), mas o que mais chocou foi sua declaração em apoio a Bolsonaro (PL), no segundo turno. Na avaliação do especialista em direito eleitoral e colega de sigla partidária, Carlos Lula, o parlamentar deveria lembrar que “o mandato pertence ao partido e não aos indivíduos”.

A fala de Carlos Lula que foi eleito deputado estadual, surge após ter sido questionado se Yglesio corre risco de perder o mandato. E o especialista em direito eleitoral lembrou que já tramita no diretório nacional um procedimento para expulsar o parlamentar por ter declarado voto em favor de Ciro Gomes (PDT), no primeiro turno.

Yglesio está filiado ao PSB, que tem candidato a vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, na chapa encabeçada por Lula (PT).

Vale lembrar que Yglesio já foi filiado ao PT por onde tentou ser vereador de São Luís e deputado estadual em 2012 e 2014, respectivamente. Em 2018 se elegeu deputado estadual pelo PDT e era aliado de primeira hora de Weverton. Em 2019, desfiliou-se do PDT e em 2020 ingressou no PROS, por onde disputou a eleição de prefeito de São Luís. Logo após a disputa, ele deixou o partido e namorou com várias legendas até ingressar no PSB, que provavelmente não deve durar muito.

O advogado Dirceu Emir, especialista em direito eleitoral, avalia que as chances de Yglesio perder o mandato são mínimas, pois no entendimento da Justiça Eleitoral a expulsão para resultar na perda de mandato deveria ocorrer até o prazo de seis meses após a filiação, situação esta que já foi superada.

O advogado ainda afirmou que “a Justiça Eleitoral tem uma firma jurisprudência no sentido de que ‘é incabível a propositura de ação de decretação de perda de mandato eletivo por infidelidade partidária, na hipótese em que o mandatário é expulso da legenda”.

Portanto, Yglesio pode naturalmente ser expulso do PSB, ingressar em outra agremiação e seguir com seu mandato de deputado estadual.

3 thoughts on “Sob risco de expulsão do PSB, Yglesio Moyses corre risco de perder mandato

  1. Perde não, a fala dele foi combinada com o grupo politico dele em cada detalhe, tem provas de que foi retaliado.dentro PSB… Foi o primeiro de muitos …..

  2. Esse cidadão, apesar de muito inteligente, é um falastrão. Gosta de polemizar para que consiga ser mais conhecido. Seu sonho, compartlhado comigo durante uma de suas campanhas, é ser prefeito de são luis. E para se tentar se eleger prefeito, fará qualquer aliança que julgue ser mais proveitosa para ele mesmo, não para o povo. O Yglésio bonzinho das redes sociais não se compara ao Yglésio ambicioso visto por poucos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *