Diego Emir | Poder, Política e Sociedade

Programa ‘Direto ao Ponto’ conversa com Carlos Lula, deputado estadual eleito

8 de outubro de 2022 : 11:25

O programa ‘Direto ao Ponto’ foi ao ar na TV Assembleia, às 10h30 desta sexta-feira (7), destacando a entrevista da apresentadora e diretora adjunta de Comunicação da Assembleia Legislativa, jornalista Sílvia Tereza, com o advogado Carlos Lula, ex-secretário de Estado da Saúde e deputado estadual eleito pelo PSB no dia 2 de outubro. Ele fala sobre o desempenho nas eleições, os avanços de seu partido e analisa os cenários da política maranhense e nacional.

“A conversa com o Carlos Lula é importante para o cidadão saber mais sobre o pensamento e as análises de quem vai representá-lo, a partir de janeiro, no Legislativo Estadual. E ele é um dos gestores de destaque no Maranhão nesses últimos anos, tanto que seu protagonismo na Secretária da Saúde, durante a pandemia, teve reflexos no resultado das urnas”, destacou Sílvia Tereza.

Eleito com mais de 80 mil votos, Carlos Lula ressaltou ter sido uma surpresa o total de votos obtido por ele. “Nem nas minhas melhores projeções, eu projetava ter uma votação tão expressiva e, muito menos, ter uma votação no estado inteiro. Eu fui votado em 215 dos 217 municípios do estado”, observou ele, que é servidor da Alema há 17 anos.

Na visão dele, a votação foi uma resposta do cidadão ao trabalho realizado durante a pandemia de Covid-19. “De fato, foi uma candidatura em defesa do SUS (Sistema Único de Saúde), em defesa da vida, em defesa da política de saúde que a gente construiu”, afirmou.

O deputado eleito foi questionado sobre a possibilidade de ocupar novamente a função de secretário. “Não é minha intenção. Nesse momento, eu acredito que é melhor eu exercer o meu mandato parlamentar. Estou com desejo grande de poder construir políticas públicas aqui no Legislativo, de exercer meu mandato, mas obviamente isso não são decisões individuais”, ponderou.

Carlos Lula também analisou diversos cenários da política maranhense na atualidade, como os avanços obtidos por sua legenda partidária no pleito de 2 de outubro e os caminhos para eleger a nova Mesa Diretora da Assembleia.

“O PSB se tornou o maior partido do estado. Nós elegemos 11 deputados estaduais, um deputado federal, o senador e o governador. Então, o peso do PSB é muito grande. Obviamente, isso não quer dizer, por exemplo, um alinhamento automático. A gente faz parte de um grupo político e esse grupo tem muitos partidos”, resumiu.

Polarização nacional

Carlos Lula foi questionado sobre a polarização na campanha nacional para a Presidência da República, entre os candidatos Lula (PT) e Bolsonaro (PL), e reafirmou voto no candidato petista. “No 2º turno, a gente não vota, a gente veta. Se a gente veta, eu estou vetando tudo que fere a democracia”, disse.

O programa ‘Direto ao Ponto’ tem produção dos jornalistas Ronald Segundo e Márcia Macieira e vai ao ar pela TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309), todas as sextas-feiras, às 10h30.

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>