Prefeitura e cooperativa diminuem descarte de 30 toneladas de resíduos em Santa Inês

A Prefeitura de Santa Inês, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, tem dado suporte aos catadores de resíduos no município. O trabalho em parceria com a Cooperfonte tem diminuído o descarte de 30 toneladas de papelão todos os meses na cidade.

O material reciclável é revestido em recursos para manutenção do centro terapêutico Fonte de Vidas, que acolhe pessoas em tratamento contra a dependência em drogas.

Este trabalho, além de conscientização ambiental, também tem efeito social e econômico. É uma forma de a gestão não ficar com os braços cruzados diante da complexidade da instalação de um aterro sanitário no município. O que tem sido buscado pela atual gestão. Enquanto o aterro não se concretiza, ações como essa coleta de material reciclável diminui o descarte inadequado de resíduos.

“Sabemos da quantidade de resíduos que é gerado todos os dias em nossa cidade e da importância de dar a destinação correta a todo esse material. Em nossa cidade temos parceiros que fazem um excelente trabalho de destinação final dos resíduos coletando-os nas portas das residências e comércios. Todos os meses são responsáveis por diminuir a quantidade de lixo que seriam destinados diretamente no lixão” – destaca o Secretário, Fabrício Melo.

Desde o ano passado, Semmas tem dado total suporte aos catadores como fornecimento de equipamentos que auxiliam no armazenamento de resíduos, como balança e prensa. Os catadores também foram cadastrados e beneficiados com o Programa Catador, que concedeu auxílio para incrementar a renda da categoria durante a pandemia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *