Diego Emir | Poder, Política e Sociedade

Mulheres aumentam sua participação na política maranhense; 12 deputadas estaduais e 3 federais são eleitas

3 de outubro de 2022 : 09:32

As mulheres aumentaram o seu espaço de participação na política maranhense. Na Assembleia Legislativa, agora são 12 representantes do sexo feminino, o que garante quase 1/3 da composição do parlamento estadual. Na bancada da Câmara Federal são outras três, findando um interstício de quatro anos sem a presença delas entre os deputados federais.

Na Assembleia Legislativa, Mical Damasceno, Andreia Rezende, Daniella e Ana do Gás renovaram seus mandatos, enquanto que Iracema Vale, Fabiana Vilar, Solange Almeida, Dra Viviane, Abigail Cunha, Edna Santos, Janaína Ramos e Claudia Coutinho, conquistaram seus primeiros mandatos.

Na Câmara Federal, Roseana Sarney retorna após 28 anos, Detinha e Amanda Gentil alcançam os seus primeiros mandatos. As mulheres ainda que em minoria alcançam sua melhor posição nos mandatos estaduais e federais.

Outro fato que vale destacar é que tanto para o cargo de deputada federal como para estadual, as mulheres foram as mais votadas: Iracema Vale com mais de 100 mil votos para Assembleia Legislativa e Detinha com mais de 155 mil votos para a Câmara Federal.

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>