Escolha de novos conselheiros do TCE, desembargadores do TJMA e presidências da Assembleia e FAMEM movimentam bastidores da política maranhense

A eleição no Maranhão já está definida e nos bastidores as movimentações estão ocorrendo de forma frenética, afinal nos próximos meses, uma série de decisões importantes passam pelas mãos do governador Carlos Brandão (PSB). Duas vagas de conselheiros no Tribunal de Contas do Estado vão ser abertas em 2023, duas vagas de desembargadores do Quinto Constitucional do Tribunal de Justiça já estão em abertas e as eleições da FAMEM e presidência da Assembleia Legislativa ocorrem nos primeiros meses do próximo ano.

As vagas do TCE e a disputa pelo comando do parlamento estadual podem estar inteiramente ligadas, afinal vários são os deputados que já demonstraram em um passado recente o interesse de ocupar a função de conselheiro, assim como já faz Marcelo Tavares, ex-presidente da Assembleia Legislativa.

Logo no começo de 2023, o conselheiro Edmar Cutrim vai se aposentar abrindo uma vaga e em meados do próximo ano será a vez de Raimundo Filho, que deve abri espaço para o Ministério Público de Contas. Vale lembrar que em 2024, Washington Luiz se aposenta e 2026 será a vez de Jorge Pavão, ou seja, quatro vagas vão ser decididas por Brandão.

Em janeiro, a FAMEM terá eleição para presidente e obviamente prefeitos aliados ao governador Carlos Brandão (PSB), já se movimentam nos bastidores para concorrer ao cargo.

Em meio a todas essas disputas políticas, os advogados e membros do Ministério Público também se movimentam para ocupar as duas vagas de desembargadores que estão em aberto e claro existem forças políticas já articulando em favor de vários nomes.

Fora todas essas articulações, Brandão ainda tem na mão as decisões importantes de reorganizar o seu secretariado, assim como viabilizar espaços para alguns aliados que não obtiveram vitórias nas disputas proporcionais.

Uma delas é garantir que o PT tenha pelo menos um assento no parlamento estadual e essa decisão beneficiaria diretamente o primeiro suplente da Federação PT/PCdoB/PV, que é o deputado Zé Inácio.

Os próximos meses prometem ser intensos e frenéticos nos três poderes do Maranhão…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *