Dom José Belisário OFM lançou nessa sexta-feira (14) livro com artigos jornalísticos sobre São Luís

Em sessão de autógrafos na manhã dessa sexta-feira (14), dom José Belisário OFM lançou o livro “Na Ilha de Upaon-Açu: doze anos acompanhando a vida da Arquidiocese de São Luís”, obra que reúne 115 artigos jornalísticos escritos por ele, durante o período de 2009 a 2021, para o Jornal do Maranhão (JM), veículo de inspiração católica que possui 87 anos, no qual colaborou no Conselho Editorial enquanto esteve à frente da Arquidiocese de São Luís do Maranhão.

Compondo a mesa da cerimônia do livro estavam presentes: padre Antônio José Soares, Vigário Geral da Arquidiocese, padre Gutemberg Feitosa, diretor de jornalismo do Jornal do Maranhão e diretor de conteúdo da Rádio Educadora, e Mário Cella, membro do Conselho Editorial do Jornal do Maranhão, que acompanha o periódico desde a sua retomada, no ano de 2009.

Também prestigiaram o momento o Conselho Editorial do JM, representantes dos presbíteros, das livrarias católicos, expressões eclesiais, escritores e jornalistas locais.

Ao falar sobre o livro, dom José Belisário resgatou o contexto histórico no qual encontrou o Maranhão quando assumiu a Diocese de Bacabal, no ano de 2005, onde existiam apenas quatro bispos maranhenses. O epíscopo pontuou a presença de prelados estrangeiros, muitos europeus, da Alemanha e Itália, realidade que sofreu mudanças depois de sua chegada, com a ordenação de mais dois bispos maranhenses, dom Benedito Araújo e dom
João Muniz Alves, que hoje são bispos na Dioceses de Guajara-Mirim (RO) e na prelazia do Alto Xingu (PA), respectivamente.

Dom Belisário se emocionou ao falar sobre sua trajetória em São Luís (MA), disse que o livro se trata de uma humilde colaboração, despretensiosa, de “um homem de Igreja, que se coloca no mundo em que vive”.

Sessão de autógrafos e distribuição dos livros

Todos os participantes da cerimônia de lançamento receberam, gratuitamente, um exemplar do livro de dom Belisário. Os locais de venda, serão anunciados posteriormente nos meios de comunicação da Arquidiocese.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *