Vem aí um festival de pesquisas de institutos já conhecidos e outros desconhecidos

A partir do próximo domingo (25), o eleitor maranhense vai ser bombardeado de várias pesquisas, números divergentes ou convergentes para disputa de senador e governador no Maranhão. Alguns institutos já são bem conhecidos da população maranhense, outros totalmente desconhecidos. Quem abre a última semana de pesquisas do primeiro turno é a Escutec que divulga seus números daqui dois, provavelmente no portal Imirante, mas que não foi registrada como contratante.

Na segunda-feira (26), o blog do Matias Marinho divulga pesquisa do Instituto INOP. No mesmo dia, o jornal O Imparcial vem com um novo levantamento da Econométrica e ainda nesta data, o Instituto MM Ideia divulga seus números, mas o contratante foi a própria empresa, que gastou R$73950,00 para fazer a pesquisa, a mais cara dessa última rodada até então.

Na terça-feira (27), ocorre um intervalo e na quarta-feira (28), mais três pesquisas vão ser divulgadas: O Imparcial divulga os números da Exata; as desconhecidas AR7 e Percent também divulgam números. Chama a atenção que essa última, já deve ser impugnada, pois em seu próprio registro contém um erro na informação da amostragem, que aponta o estado do Mato Grosso como referência.

Vale lembrar que nas últimas semanas vários foram os institutos que registraram pesquisas e não divulgaram, caso do Paraná Pesquisas contratada pela Rádio Cidade FM; DataM3 contratada pela Tv Guará; assim como outras que não divulgaram seus contratantes como o Instituto Veritá, MBO Publicidade, Brasil Marketing e Opinião, entre outras.

Nesta sexta-feira (23), houve a divulgação de números bem questionáveis pelo Instituto Skala, que acabou sendo proibida pelo Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão por discrepâncias em dados.

O prazo limite para registro de pesquisas deve ser dia 26 de setembro para que possam ser divulgadas até o dia 1 de outubro e aí vários são os institutos que podem ser acionados, assim como os citados podem fazer novos registros, dentre eles, o IPEC, antigo IBOPE, que é divulgado na Tv Mirante/Globo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *