Sonia Amaral, Desembargadora egressa da Universidade Ceuma, promove lançamento de livro em Brasília

A “Casa do Maranhão” em Brasília (DF), recebeu na noite da quarta-feira (14) autoridades e personalidades para a solenidade de lançamento do livro “O Rio de Heráclito”, que tem como autora a Desembargadora do Tribunal de Justiça do Maranhão, Sônia Amaral, egressa do curso de Especialização em Magistério Superior da Universidade Ceuma.

Segundo a escritora, a escolha do título da obra faz referência ao pensamento do filósofo grego Heráclito, considerado por estudiosos o “Pai da Dialética” e autor da teoria do “Devir”, segundo a qual tudo que existe está em permanente mudança ou transformação, sujeita à razão ou inteligência que governa o mundo (“logos”) e da doutrina dos contrários, a qual busca a verdade por meio do embate entre pensamentos contraditórios. O livro é prefaciado pelo desembargador e acadêmico Lourival Serejo e traz crônicas sobre temas como cidadania, cotidiano, economia, política, corrupção e liberdade de expressão – este último defendido com entusiasmo pela autora, dentre outros.

Reynaldo Soares da Fonseca, ministro do Superior Tribunal de Justiça e membro da Academia Maranhense de Letras, realizou a apresentação da magistrada e da sua obra aos convidados. O ministro abriu os discursos da noite e prestou homenagens à escritora, enaltecendo a sua trajetória de desenvolvimento pessoal e profissional.

Estiveram presentes o Secretário de Estado do Meio Ambiente, José Sarney Filho, o corregedor-geral da Justiça do Maranhão, desembargador Froz Sobrinho, o engenheiro Francisco Soares (SECID-DF), o professor Afrânio Barros (secretário da Casa do Maranhão) e o advogado e jornalista Rômulo Barbosa (Ministério das Comunicações).

SÔNIA AMARAL

Sônia Maria Amaral Fernandes Ribeiro é graduada em Direito (1983) pela Universidade Federal do Maranhão, tem pós-graduação no Curso Preparatório da Magistratura pela Escola Superior da Magistratura – ESMAM, Especialização em Magistério Superior (UNICEUMA), Mestrado em Políticas Públicas (UFMA) e Mestrado em Ciências Jurídicas (Faculdade de Direito pela Universidade Clássica de Lisboa – FDUL).

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *