Sagrima e Agem visitam CEAGESP para conhecer modelo do entreposto pesqueiro

Uma comitiva do Governo do Maranhão formada por técnicos da Secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária (Sagrima) e da Agência Executiva Metropolitana de São Luís (Agem) visitou esta semana, na capital paulista, o Entreposto Terminal São Paulo (ETSP), localizado nas dependências da Ceagesp (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo).

O objetivo foi verificar o modelo de comercialização pesqueira adotado no ETSP, que abriga a segunda maior feira atacadista de pescado da América Latina e onde está situado o Frigorífico São Paulo (FRISP), que gerencia o Pátio do Pescado.

“Viemos conhecer o funcionamento para implantar um modelo semelhante no Entreposto Pesqueiro que está sendo construído pelo Governo do Maranhão na área do Portinho (na região do atual Mercado do Peixe), em São Luís. O entreposto será o maior da região Nordeste e comercializará pescados de águas doce e salgada”, explica o secretário-adjunto de Agricultura e Pecuária da Sagrima, Nonato Chocolate.

MODELO

Durante a visita, os técnicos conheceram as dependências do FRISP e os processos pelos quais o pescado passa, desde sua chegada ao entreposto, higienização, processamento até a etapa de venda. No local trabalham cerca de 800 pessoas entre permissionários funcionários e proprietários e são comercializados, em média, 200 toneladas/dia de peixes de cerca de 100 espécies diferentes, entre os de água salgada; cativeiro e importados.

Além do adjunto Nonato Chocolate, a comitiva da Sagrima foi formada pelos engenheiros de pesca Celsiane do Espírito Santo Costa e Fernando Bergmann e o chefe do Departamento de Mercado Agrícola, Aurélio Oliveira. A Agem foi representada pelo presidente Leonidas Araújo da Silva, a assistente social Enedileide Rabelo e o arquiteto Genival de Aquino Filho.

SAIBA MAIS:

O Entreposto Pesqueiro do Portinho e o mercado terão 112 boxes, sendo 80 de atacadistas. As obras estão sendo realizadas pela Agem.

Após a inauguração, os espaços serão de responsabilidade da Sagrima.
Sua construção é uma demanda antiga e objetiva dar maior conforto e segurança a vendedores e consumidores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *