Governo Brandão investe mais 68,8 milhões de reais para melhorias dos terminais de ferryboat

Mais investimentos serão realizados pelo governo do Estado do Maranhão, por meio da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), para promover melhorias nos terminais aquaviários da Ponta da Espera e do Cujupe.
A totalidade dos novos recursos vai chegar a 68,8 milhões de reais. O montante será destinado para a duplicação das rampas Norte e Sul do Cujupe (19,1 milhões de reais); duplicação das passarelas e rampas da Ponta da Espera (21 milhões de reais); e recuperação dos taludes do Terminal do Cujupe (28,7 milhões de reais). O processo licitatório já foi concluído e foi iniciada a fase de contratação da empresa. A previsão para o início das obras é ainda neste ano.
O governador Carlos Brandão ressaltou a importância dos investimentos que já vêm acontecendo desde o início do mandato do então governador Flávio Dino, de quem foi vice até abril deste ano.
“Desde 2015, o nosso Governo tem feito vários investimentos para dar a qualidade necessária aos maranhenses que precisam se deslocar para os municípios da Baixada. Fizemos recentemente, por meio das empresas operadoras de transporte, a aquisição do ferryboat São Gabriel, recuperamos a embarcação Cidade Araioses, de modo que agora podemos contar com seis embarcações. E com esses novos investimentos, de mais de 68 milhões de reais, por meio da Emap, vamos melhorar a estrutura dos terminais, a fim de dar mais conforto e segurança aos passageiros”, disse o governador.
“O que está sendo anunciado hoje pelo governador é um investimento que vai duplicar as rampas de atracação da Ponta da Espera e do Cujupe, contemplando as embarcações e já preparando para um crescimento da movimentação, bem como duplicação de passarelas, ampliação dessas passarelas e algumas melhorias também internas nos terminais”, disse o presidente da Emap, Ted Lago.
Em abril deste ano, também por meio da Emap, foi assinado um acordo de Cooperação com o Instituto Comunitário Baixada Maranhense (ICBM), com intuito de implantar e executar o Conjunto Integrado de Projetos Baixada Maranhense no Cujupe, em Alcântara.
Outras melhorias deste ano, por meio da Emap e também pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh), contam com a entrega do Posto de Saúde do Cujupe, unidade preparada para realizar serviço de pronto atendimento, primeiros socorros e estabilização de casos de urgência de passageiros do terminal.
Investimentos acontecem desde 2015

Entre 2018 e 2019, foi entregue o novo Terminal do Cujupe, com uma rodoviária integrada ao sistema de transporte aquaviário, além de boxes para comercialização de alimentos, salão de embarque e estacionamento. Com investimento de 14,8 milhões de reais da Emap, a unidade dispõe de posto de atendimento do Viva/Procon, Centro de Atendimento ao Turista (CAT), Praça de alimentação, Wi-fi, farmácia e fraldário.
Em 2017, com investimento de 1,4 milhão de reais, a Emap entregou nova unidade de segurança pública para abrigar as operações da PM, reforçando a segurança no Terminal da Ponta da Espera, nova cobertura do prédio da Receita Estadual, que controla a circulação de mercadorias, além de melhorias no acesso principal do terminal.
Em 2016, a entrega foi da área de vivência no Terminal da Ponta da Espera, projeto orçado em 979 mil reais, e passarelas cobertas de acesso às rampas de embarque no Terminal do Cujupe, com investimento de R$ 1,1 milhão de reais.
No primeiro ano da gestão Flávio Dino, em 2015, foi criada a Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB), responsável pelo planejamento, coordenação, concessão, permissão, autorização, regulamentação, inspeção e fiscalização dos serviços públicos de transporte aquaviário intermunicipal de passageiros, cargas e veículos, atuando da Emap nos terminais. No mesmo ano foi instalado um posto do Juizado da Infância e Juventude no Terminal da Ponta da Espera.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *