É nesse sábado! 1ª Feira Pertinho de Casa terá shows gratuitos, oficina, espaço para empreendedorismo e mais

Já é nesse fim de semana. A tão aguardada primeira edição da Feira Pertinho de Casa está pertinho de ser realizada: será neste sábado (3), no Centro Histórico de São Luís, com ampla programação voltada tanto pra cultura maranhense quanto ao empreendedorismo local e à geração de oportunidades.

Entre as atrações que irão compor o “time da Pertinho”, estão nomes como Boi de Maracanã, DJ Pedro Sobrinho, coletivo O Circo Tá na Rua e os grupos Samambaia Jazz Quarteto e Afrôs. Todas as apresentações serão gratuitas e abertas para todos os públicos, com início às 16h, na Rua de Nazaré e na Travessa Couto Fernandes, próximas à Praça Pedro II e ao Palácio dos Leões.

A 1ª Feira Pertinho de Casa visa potencializar o território maranhense e possibilitar que o povo maranhense se conecte dentro do evento e crie possibilidades para os expositores da Plataforma Pertinho de Casa a nível econômico, cultural e empreendedor.

Uma média de 40 empreendedores maranhenses, todos cadastrados na plataforma Pertinho de Casa, estarão no evento apresentando a diversidade de seus produtos, como artesanatos, comidas, bebidas artesanais, entre outros.

A 1ª edição da feira terá, também, ações voltadas ao público infantil com oficina circense – o evento tem previsão de encerramento para às 00h. Para saber mais da feira, acesse os perfis da ONG Nave (https://www.instagram.com/nave_ong/) e Pertinho de Casa (https://www.instagram.com/pertinhode.casa/) no Instagram.

Rede Asta 

O evento que ocorrerá em setembro integra o movimento “Pertinho de Casa”, iniciativa da Rede Asta, organização social que atua há 16 anos no país, articulando negócios sociais, sustentáveis e empreendedores – as sedes são localizadas no Rio de Janeiro e São Paulo, em parceria com a Accenture, e em São Luís, com a execução e apoio da Organização NAVE (ONG Nave).

A Fundação Vale apoia a Rede Asta desde o projeto “Máscara + Renda”, iniciado em 2020. Em 2021, o projeto evoluiu para o “Rede + Renda”, oferecendo uma visão ainda mais amplificada dos negócios locais, com uma gama de iniciativas que auxiliam costureiras e artesãs a deixarem seus negócios mais sustentáveis e fortes financeiramente. Já a iniciativa do movimento Pertinho de Casa foi lançada também em 2020, pela Rede Asta.

Atrações 

Primeira atração confirmada pela feira, o DJ Pedro Sobrinho levará ao palco montado no Centro Histórico toda a sua experiência cultural, mostrando ao público suas conexões musicais, que vão da bossa nova ao afrobeat, da música ucraniana à africana e cubana, da cumbia colombiana ao dub, entre tantos outros estilos, sempre tocando tradição e modernidade em seus sets.

Já figurinha carimbada da parte central de São Luís, o projeto O Circo Tá na Rua, existente desde 22 de julho de 2013, também promete encantar o público presente – principalmente o infantil, que poderá curtir ao vivo uma vivência gratuita do universo do circo, com atividades que vão de malabares (bolinhas, bandeiras e argolas, por exemplo), equilibrismo (perna de pau e corda bamba) e acrobacias de solo.

Na programação dos shows musicais, três grandes nomes da cena musical maranhense. A primeira delas é a sensação Samambaia Jazz Quarteto, que recentemente completou um ano de existência e já se apresentou em diversos pontos de São Luís, sempre com a proposta de criar um ambiente propício à livre improvisação na criação e performance coletiva.

A segunda atração com show confirmado na feira é AFRÔS, que em dezembro de 2022, completa 15 anos de atividade. Com composições que mesclam sonoridades percussivas da cultura afrodiaspórica e ameríndia, em diálogo com riffs de guitarra, violão e grooves do contrabaixo, o grupo é marcado pela presença de mulheres na linha de frente da banda e pelas intervenções cênicas em suas apresentações. No repertório, referências rítmicas e imagéticas de manifestações se destacam, como o bumba-meu-boi, maculelê, cacuriá, tambor de mina, tambor de crioula, salsa, coco, maracatu e afoxé.

Para encerrar em grande estilo a tão aguardada 1ª Feira Pertinho de Casa, o evento terá o encanto e a celebração da cultura popular do espetáculo apresentado pelo Boi de Maracanã, um dos maiores e mais conhecidos conjuntos tradicionais do Maranhão, marcado pelo sotaque de matraca. No repertório, toadas que exaltam as belezas naturais e a força dos antepassados africanos e indígenas do estado, como a clássica “Maranhão, Meu Tesouro, Meu Torrão”.

Movimento Pertinho de Casa 

O movimento Pertinho de Casa, que abarca o projeto da Feira Pertinho de Casa, visa possibilitar que os microempreendedores tenham uma plataforma digital a seu favor para comercializar seus produtos. Além disso, com o recurso de geolocalização, permite que o consumidor compre de quem está mais próximo da sua casa, fomentando o comércio local.

Em São Luís, o movimento Pertinho de Casa é articulado pela ONG NAVE, uma Organização sem Fins Lucrativos que tem 15 anos de existência. Ao longo de sua trajetória, tem trabalhado com empreendedorismo feminino em diversas comunidades de São Luís, proporcionando meios para que os grupos produtivos femininos possam atuar de forma assertiva.

A plataforma digital Pertinho de Casa está em São Luís e já conta com mais de mil empreendedores cadastrados. Para mais informações, acesse: https://www.pertinhodecasa.com.br/.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *