Passageiros destacam qualidade e conforto do ferryboat São Gabriel

Com o início das operações do ferryboat São Gabriel, da empresa Henvil Navegações, nesta quinta-feira (25), o Governo do Maranhão desafogou o Sistema de Transporte Aquaviário e está dinamizando o traslado entre os terminais da Ponta da Espera e Cujupe. Os passageiros desse primeiro dia do traslado da Ponta da Espera para o Cujupe destacaram o conforto e a capacidade do novo ferry, que pode receber mais de 1 mil pessoas e 100 veículos.

“É uma embarcação que o povo estava com extrema necessidade e agora, com certeza, está de parabéns. A estrutura tem muito conforto e qualidade para que a gente possa ficar em um ambiente bom e agradável”, avaliou o vendedor de arroz Miraelson de Jesus.

A dona de casa Adeusira Lima, que estava em viagem para visitar a irmã em Pinheiro, avalia positivamente o novo equipamento. “O ferry aqui está uma maravilha, estou indo para Pinheiro para visitar a minha irmã. Está tudo novinho, graças a Deus. As pessoas que querem passear, visitar a família em Pinheiro e nas outras cidades, podem vir”, disse.

Já a missionária Sheila Regina observou que a embarcação também facilitará o deslocamento dos maranhenses, especialmente dos que necessitam de cuidados médicos.

“A demanda é muito grande, principalmente do povo que mora na Baixada. Vai melhorar a questão da dificuldade de vir para cá, principalmente para pessoas que precisam de cuidados médicos, que ficam para lá e para cá. A pessoa mais carente precisa muito desse trabalho, esse novo ferry com suporte avançado vai facilitar demais”, pontuou.

O pedreiro Benedito Cruz, veio a São Luís a trabalho, e ficou admirado com a capacidade do Ferry São Gabriel. “Muito bacana o movimento, muitos carros. Eu gostei muito do trabalho do governo, já estamos fazendo uso desse trabalho. Tudo que a gente usa aqui, graças a Deus, a gente se agrada”, relatou.

O autônomo João Neto, que estava em viagem para Cândido Mendes, afirma que o equipamento é de grande importância. “Estamos aqui indo para Cândido Mendes no ferryboat. Está muito bonito, o governo ajudou a população em geral. Isso é muito importante para nós de Turiaçu e Cândido Mendes”, afirmou.

Alberto Silva é contador e destacou a redução da fila de espera com a nova embarcação. “É muito boa esta embarcação que o governo está disponibilizando para a população da Baixada. Isso faz reduzir a fila de espera também, é uma estrutura bem ampla, comporta muitas pessoas”, observou.

A chegada do Ferry São Gabriel é resultado de uma série de análises feitas por meio da Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB) para melhoria e desenvolvimento do serviço público de transporte, com foco na qualidade de vida dos usuários do serviço.

“A embarcação São Gabriel veio para melhorar muito a travessia Ponta da Espera e Cujupe. Ela vem trazer um padrão de qualidade muito bom para a população da Baixada Maranhense e de São Luís, o que a gente sempre sonhou. O governo trabalhou incansavelmente para chegar neste momento”, declarou o presidente da MOB, Celso Henrique Borgneth.

O São Gabriel possui capacidade para mais de 1 mil passageiros e 100 veículos, sendo uma das maiores embarcações do Norte/Nordeste, com 87 metros de comprimento e 16,5 de largura. O ferryboat conta com o térreo climatizado, espaço para pessoas com deficiência (PCD) e seus acompanhantes, além de ala executiva climatizada com poltronas acolchoadas semi leito.

Com a chegada da nova embarcação, o serviço de transporte aquaviário conta agora com cinco barcos, sendo eles: Cidade de Alcântara, Cidade de Cururupu e Baía de São Marcos, da empresa Internacional Marítima; José Humberto, da empresa Bannave; e São Gabriel, da empresa Henvil.

Também está previsto, para esta semana, o retorno da embarcação Cidade de Araioses, da empresa ServiPorto, totalizando quatro empresas e seis embarcações em operação por meio de autorização precária. Até o fim de outubro, está previsto o retorno da embarcação Cidade de São José, totalizando sete embarcações no sistema aquaviário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *