Diego Emir | Poder, Política e Sociedade

Escola de Samba Estácio de Sá vai cantar o São João do Maranhão na Marquês de Sapucaí em 2023

25 de agosto de 2022 : 11:31

O São João de São Luís será homenageado pela escola de samba Estácio de Sá, do Rio de Janeiro, na Marquês de Sapucaí, em 2023. A escola vai disputar o campeonato da Série de Ouro e o sonhado retorno ao Grupo Especial do Carnaval carioca de 2024.

Em uma fábula criada pelo carnavalesco Mauro Leite, que assina seu segundo trabalho na vermelha e branca, a primeira escola de samba do Brasil apresenta ‘São João, São Luís, Maranhão! Acende a fogueira do meu coração.’

“Criamos uma homenagem a São Luís, no entanto, o enredo é autoral. Nossa ideia é mesclar o pagão e o religioso através do encontro entre São João e São Luís, que se encontram no céu e decidem vir à Terra na companhia de outros santos, com a missão de abençoar o festejo junino do Maranhão”, explica o carnavalesco.

Com a presença do secretário de Estado da Indústria e Comércio do Maranhão, Cassiano Pereira Júnior, e de uma comitiva vinda do Maranhão, o presidente Leziario Nascimento e o vice-presidente Edson Marinho exaltaram a escolha e apostam na inspiração dos compositores para compor um grande samba pra que a escola pise a Sapucaí forte na busca do campeonato.

A inscrição dos sambas está prevista pra o dia 20 de setembro e a disputa começa no dia 24 do mesmo mês.

Para o secretário Cassiano, a capital do Maranhão – São Luís, ter sido escolhida pela Estácio para ser homenageada em seu enredo é motivo de orgulho. “Quero agradecer, em nome do Governo do Maranhão, à Estácio, pela escolha da nossa capital para compor este enredo belíssimo que é apresentado hoje. Nosso São João é reconhecido pela Unesco como patrimônio cultural imaterial da humanidade. Um título à altura de uma festa que move multidões, gira a economia local, desperta a paixão e a curiosidade dos turistas e que simboliza para o nosso povo alegria e fé. Expor nossa festa no Sambódromo será motivo de orgulho e gratidão à Estácio, que está fazendo esse reconhecimento e valorização da cultura maranhense”, comenta Cassiano, que viajou ao Rio representando o Governo do Estado do Maranhão.

Novo palco para os shows

Durante a tarde, a agremiação também inaugurou o novo palco de shows, que traz ilustrações do artista Jambeiro, homenageando quatro grandes figuras estacianas: Ismael Silva, Luiz Melodia, Dominguinhos do Estácio e Gonzaguinha.

Um comentário em “Escola de Samba Estácio de Sá vai cantar o São João do Maranhão na Marquês de Sapucaí em 2023”

  1. Reynaldo Pinto Filho

    3 meses atrás  

    Quanto custará aos cofre público do estado essa homenagem

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>