Cirurgias oftalmológicas chegam a vários municípios maranhenses em agosto

Várias cidades do interior do Maranhão estão sendo beneficiadas com cirurgias oftalmológicas de Catarata e Pterígio. Em Caxias, região dos Cocais, o mutirão de triagens e cirurgias aconteceu de segunda-feira (15) a quinta-feira (18). Em Alto Alegre do Maranhão, 200 pessoas passaram por triagem nesta quinta-feira.

As ações de cirurgias oftalmológicas de Catarata e Pterígio têm o objetivo de reduzir a espera por cirurgias eletivas, que foram suspensas no auge da pandemia da Covid-19, como explica o presidente da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH), Marcello Duailibe.

“Até o final deste mês, a previsão é de que sejam realizadas mais de 10 mil cirurgias. No domingo, agora acontecerão cirurgias também em Dom Pedro e Buriticupu. São muitas pessoas beneficiadas. Uma pessoa com catarata enxerga como se a lente dos óculos estivesse embaçada ou como se houvesse uma névoa diante dos olhos. Se fosse na rede particular, esse paciente gastaria mais de 3 mil reais. Veja aí a importância dessa ação”, ressaltou o presidente.
Durante esta e a próxima semana estão programadas triagens e cirurgias oftalmológicas no interior e também na capital. Nesta sexta-feira (19) as cirurgias acontecem em Timon e, no domingo (21), a ação ocorre nos municípios de Dom Pedro e Buriticupu. De 20 a 23 de agosto será realizada a segunda etapa de cirurgias no Hospital da Ilha com os pacientes que foram triados na Praça do Papa, dia 17 de julho.

O senhor Rosinaldo Ferreira de Almeida, 58 anos, esperava há um tempo para realizar a cirurgia de Catarata. Agora, comemora poder enxergar a vida com mais nitidez. “Antes eu enxergava tudo com um vulto, parecia neblina, principalmente pela manhã. Era muito complicado fazer minhas atividades do dia a dia. Agora depois da cirurgia tudo mudou. Estou enxergando melhor, com mais nitidez. É outra vida”, disse Rosinaldo.

Neste mês, triagens para as cirurgias acontecem ainda em Loreto, Mirador, Penalva, Santa Luzia do Tide, Sucupira do Norte e Timon.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *