Aeroporto de São Luís alerta sobre riscos de queimadas para aviação

Baixa umidade do ar, aumento das temperaturas e ação humana são um combo perigoso para a vegetação nesta época do ano. O cenário propício para o alastramento de queimadas coloca em risco também as operações aeroportuárias. Por isso, a CCR Aeroportos, concessionária que administra o Aeroporto de São Luís, faz um alerta, sobretudo, para quem vive nas proximidades do sítio aeroportuário.

“Como a vegetação está mais seca por causa do baixo volume chuvoso, qualquer fagulha pode dar início a um incêndio de grandes proporções. Algumas pessoas ainda mantêm o hábito de queimar lixo e galhos de árvores no entorno do aeroporto, ou mesmo fazer fogueiras, e essa conduta facilita o desprendimento de faíscas que podem se encaminhar até a vegetação do sítio aeroportuário, colocando em risco a segurança das operações”, destaca o gerente do Aeroporto de São Luís, Jaison Mello.

Uma cortina de fumaça provocada por incêndios de grandes proporções pode dificultar a visibilidade da pista, atrapalhando as operações de pouso e decolagem do aeroporto, e colocando em risco também a vida dos passageiros a bordo. Por isso, a CCR Aeroportos orienta que a população não faça queimadas de lixo ou de plantações nas proximidades do aeroporto. “É preciso que as pessoas se conscientizem que essa prática pode impactar negativamente no meio ambiente e causar graves acidentes com risco à vida humana”, completa a gerente.

Conforme Art. 261, do Código Penal Brasileiro, expor a perigo aeronave ou praticar qualquer ato que possa impedir ou dificultar a navegação aérea é crime, com pena de dois a cinco anos de prisão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *