“São João na Prefs” é sucesso na primeira noite de festa em frente à Prefeitura de São Luís

A primeira noite do “São João na Prefs”, promovido pela Prefeitura de São Luís, durante o mês de julho, reuniu milhares de pessoas na Praça Pedro II (Centro), que dançaram e se divertiram ao som de toadas, pandeirões, matracas e orquestras. Uma diversidade de atrações, com o melhor da cultura popular maranhense, passará pelo cenário temático montado em frente ao Palácio La Ravardière, até o dia 31 de julho.

“Estou muito feliz em trazer o nosso ‘São João do Coração’ para a porta da Prefeitura, onde abrimos a nossa festa.  O ‘São João na Prefs’, vai até o dia 31 de julho, sempre aos sábados, para que a gente possa ter esse momento de emoção e alegria de volta em nossas vidas. Além disso, o São João também gera renda, emprego e é muito importante a gente ver a movimentação da economia em um período em que nossa cidade recebe muitos turistas. Aqui, em frente à Prefeitura, vamos apresentar o melhor da nossa cultura ao mundo”, destacou o prefeito Eduardo Braide, acompanhado da primeira-dama, Graziela Braide.

A programação teve na abertura, o Tambor de Crioula de Mestre Felipe. O grupo animou o público com a dança, a tradição dos tambores e das coreiras; e em seguida foi a vez do Boi de Morros, que chamou atenção para a temática da sustentabilidade do meio ambiente, por meio das coreografias e indumentárias dos brincantes. A dança deu a vez para o Boi Brilho da Ilha hipnotizar todo o público presente com uma cadência diferenciada.

O Boi da Maioba, que já coleciona mais de 600 canções, no compasso das matracas e dos pandeirões, foi a quarta apresentação a subir ao palco. Fechando a noite de festa com chave de ouro, os bois Axixá e Pirilampo, que já fazem parte da memória cultural maranhense, fascinaram o público com as toadas e os seus ritmos inconfundíveis.

“A gestão Eduardo Braide preparou um lindo cenário na praça Pedro II, no nosso Centro Histórico, para receber um grande público ludovicense e também os turistas que amam o nosso São João, e que, agora, durante todos os sábados do mês de julho, já têm seu programa marcado. E a nossa programação trará o que há de melhor e mais bonito da cultura maranhense”, disse o secretário municipal de Cultura, Marco Duailibe.

Com a saudade acumulada após dois anos de espera, ludovicenses e turistas aprovaram a extensão da festa, como o casal, Fátima Sousa, de 69 anos, e Manassés da Costa, 70 anos, moradores da Cidade Operária, ela professora e ele eletrotécnico. “O prefeito não poderia ter feito algo melhor do que ele fez, porque a gente estava necessitado de São João, e eu até consegui tirar foto com ele na Praça Maria Aragão, porque fomos em quase todos os fins de semana”, disse feliz o eletrotécnico, que garantiu que estará presente em todos os fins de semana de julho em frente à Prefeitura, participando da festança junto da esposa.

Quem também aprovou o evento junino foi a vendedora Gabriela Ramos, de 35 anos, paulistana que tem família em São Luís e veio passar as férias do trabalho na capital maranhense. “Eu adorei que o São João ainda não acabou, vim passar as férias aqui e achei que não conseguiria desfrutar do São João por ser julho, então estou bem feliz porque aqui em frente à Prefeitura vamos poder assistir as atrações juninas.  Eu amo a cultura do Maranhão, a cultura do Nordeste”, disse a vendedora.

Participaram da primeira noite do “São João na Prefs”, a vice-prefeita Esmêmia Miranda, o vereador Marquinhos (PSC), os secretários municipais Igor Almeida (Comunicação), Verônica P. Pires (Inovação, Sustentabilidade e Projetos Especiais), Saulo Santos (Turismo), o secretário-adjunto Henrique Almeida (Cultura); o controlador geral do Município, Sérgio Mota e o presidente da Agência Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (Amdes), Felipe Mussalém.

Cenário temático na Praça Pedro II

A fachada do Palácio La Ravardière, que já havia recebido decoração especial ainda no começo de junho, ganhou reforço para se transformar no “Arraial na Prefs”. No local, um palco foi montado com toda estrutura de luz e som para que as manifestações culturais possam se apresentar. Além disso, o espaço conta com telões de LED para que toda a programação possa ser vista pela plateia.

Além disso, a Praça D. Pedro II e todo entorno recebeu barracas com comidas típicas, food trucks, artesanato, e todo conforto e espaço para pessoas idosas ou com deficiência.

Serviços

A já conhecida organização e segurança presentes em todas as edições do “São João no Bairro” e no Arraial da Cidade – Praça Maria Aragão, com as equipes da Guarda Municipal, bombeiros civis, Vigilância Sanitária, Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), Polícia Militar, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Blitz Urbana, bem como de equipes do Consultório na Rua e agentes de limpeza, estiveram presentes como parte das ações do Município para levar o máximo de conforto para todos os maranhenses e turistas que prestigiam o “São João na Prefs”.

A Central de Atendimento ao Turista, coordenada pela Secretaria Municipal de Turismo (Setur), ficará com stand durante todo o mês de julho no local da festa, onde os interessados podem dispor de folders, mapas e brindes relacionados à história e cultura de São Luís, além de guia turístico explicando sobre os atrativos e pontos turísticos da capital. Também há espaço para a comercialização do artesanato local.

Programação

O “São João na Prefs” segue durante todos os sábados de julho (17, 24 e 31), a partir das 18h, em frente à Prefeitura de São Luís. A programação com todas as atrações que se apresentarão nos próximos sábados será divulgada antecipadamente nas redes sociais da prefeitura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *