Diego Emir | Poder, Política e Sociedade

Diferente de 2018, todos 18 deputados federais maranhenses vão tentar a reeleição

9 de julho de 2022 : 05:43

A eleição deputado federal de 2022 vai ser uma das mais disputadas da história e consequentemente a que pode deixar mais medalhões sem mandato. Diferente de 2018, quando cinco parlamentares decidiram não concorrer a reeleição, agora todos vão tentar a renovação do mandato, o que eleva o nível de competitividade.

Em 2018, Eliziane Gama, Weverton Rocha, Sarney Filho e Zé Reinaldo abdicaram da reeleição para concorrer ao Senado, os dois primeiros obtiveram sucesso, os outros amargaram derrotas. O quinto que não foi para reeleição foi Pedro Fernandes, que abriu mão em favor do filho, Pedro Lucas Fernandes que foi eleito.

Naquela oportunidade, Waldir Maranhão que ensaiou uma pré-candidatura ao Senado não foi reeleito, assim como Victor Mendes, Luana Alves e Julião Amim. Os dois últimos assumiram o mandato, após a morte de João Castelo e nova recontagem de votos durante a legislatura, respectivamente.

Dessa forma, nove deputados federais não foram reeleitos em 2018, o que gerou 50% de renovação na bancada maranhense.

Em 2022, todos os deputados federais maranhenses querem mais um mandato, mas vão enfrentar a forte concorrência da chegada de novos nomes e outros já bem conhecidos. Dentre eles estão: Duarte Júnior, Roseana Sarney, Lobão Filho, Fábio Macedo, Rosana da Saúde, Detinha, Márcio Honaiser, Roberto Rocha Júnior, Paulo Marinho Júnior, Dr Gonçalo, Clayton Noleto, Amanda Gentil e muitos outros.

Alguns apostam que mesmo com essa grande concorrência, a renovação não será igual ou superior a que ocorreu em 2018, mas é certo que as chances são grandes da bancada maranhense voltar a contar com pelo menos uma ou até mesmo duas mulheres na sua composição, o que já garantiria mudanças dos nomes de deputados federais do estado.

5 comentários em “Diferente de 2018, todos 18 deputados federais maranhenses vão tentar a reeleição”

  1. Helena

    3 meses atrás  

    Kkkkkk. Zero surpresa saber que todos os valentes deputados federais vão tentar a reeleição, depois de se lambuzarem nos milhões do orçamento secreto, fora o super salários, verbas de gabinete, regalias a perder de vista, é natural que eles não queiram outra coisa na vida senão manter-se no poder até morrerem.

  2. Regi

    3 meses atrás  

    Tem que renovar essa bancada. Ter pessoas que realmente vivem pelo povo e lutam por eles. Por isso minha pré candidata a deputada Federal é Rosana da Saúde 🤝

  3. Antônio Erasmo de jesus filho

    3 meses atrás  

    Sabe queremos não quantidade mais pessoas comprometidas com a nação exp uma guerreira Rosana da saúde incassavel pra min ela é modelo boa tarde.

  4. Carlos Alberto

    3 meses atrás  

    Muita gente vai ficar de fora… A direita vence a esquerda na disputa pelas cadeiras…

  5. Michael Pacheco

    3 meses atrás  

    Agora a hora da vez é Rosana da Saúde pois como vereadora de São Luís pelo seu primeiro mandato tem feito em 1 ano e meio um excelente trabalho no Legislativo se destacando entre os 31 vereadores ela tem prazer de ajudar povo e honesta e intigra tem transparência no seu madanto coisas que ela faz a mt temp não vejo um político assim por isso ela é minha pré Candidata a federal Rosana da Saúde

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>