Curiosidades e notinhas sobre a escolha das convenções partidárias dos candidatos ao Governo do Maranhão

Está chegando o prazo das convenções partidárias. Entre os dias 20 de julho e 5 de agosto, os partidos tem que se reunir e apresentar seus nomes para governador, vice-governador, senador, suplentes, deputados federais e deputados estaduais. No Maranhão, seis dos sete pré-candidatos até então já definiram o dia que vão oficializar seus nomes. O Blog Diego Emir traz algumas curiosidades sobre as escolhas.

Edivaldo Holanda Júnior o primeiro a anunciar a data e o local. Ele escolheu o auditório Fernando Falcão da Assembleia Legislativa. Se levar em conta, o histórico recente, os que escolheram o espaço, acabaram não tendo um bom desempenho eleitoral. Em 2016, Eduardo Braide, Wellington do Curso e Fábio Câmara fizeram a convenção no mesmo auditório e todos saíram derrotados na disputa de prefeito de São Luís. O local é considerado acanhado e demonstra a falta de robustez do ato diante da expressividade do que representa uma candidatura ao Governo.

Weverton Rocha escolheu o Nhozinho Santos, local inédito até então. Em um histórico recente, não houve convenção partidária no local. O ato que vai ocorrer dia 29 de julho está sendo visto com preocupação por parte dos torcedores motenses, afinal dia 31 de julho tem o jogo decisivo da segunda fase para o Moto Club na Série D. No entanto, o pedetista garante que deixará o gramado intacto para o uso do Papão do Norte, afinal será utilizada uma estrutura de show utilizada em grandes espetáculos.

Simplício Araújo vai oficializar o seu nome, justamente no local escolhido pelo atual prefeito de São Luís, Eduardo Braide. Na época, houve críticas a escolha do espaço por se tratar em uma região nobre e ter ficado pequeno para o tamanho do então candidato, mas o Rio Poty Hotel acabou sendo pé quente para Eduardo que venceu a disputa eleitoral de 2020.

Lahesio Bonfim optou por anunciar sua candidatura no Ginásio Costa Rodrigues no Centro de São Luís. O local tem o simbolismo muito grande, não só para o esporte, mas por conta de brigas e denúncias políticas que envolveram Weverton Rocha, tido como responsável por botar o local abaixo na gestão Jackson Lago, entre 2007 e 2009. Em 2018, o espaço foi utilizado por Rubens Júnior para oficializar seu nome para disputa de prefeito da capital maranhense. Assim como o Nhozinho Santos que está sendo utilizado pelo Moto, o Costa Rodrigues pode abrigar jogos decisivos do Sampaio Basquete na reta final da Liga de Basquete Feminino.

Carlos Brandão fará sua convenção em um local inédito, mas cheio de simbolismo. Será no Parque São João Paulo II no Aterro do Bacanga, símbolo de muita fé por conta da visita do Papa no ano de 1991 a cidade. O local também é uma obra do governo Flávio Dino, ou seja, terá uma carga mais emocional. No entanto, o espaço pode sofrer certa rejeição por parte dos evangélicos que não comungam com a reverência a santos católicos.

Hertz Dias do PSTU, deve fazer o mais do mesmo. Em algum sindicato como sempre fazem os membros do partido. Resta a definição de Enilton Rodrigues, que será anunciado pela Federação PSOL/REDE.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *