Brandão deve dominar programa eleitoral; União Brasil pode aumentar supremacia ou deixar Weverton equivalente

A partir de amanhã, 20 de julho, os partidos políticos começam a fazer suas convenções partidárias para anunciar seus candidatos a presidente, governador, senador, deputados federais e estaduais. No Maranhão não será diferente e muito mais que apresentar os nomes de forma oficial, as convenções vão definir as coligações partidárias que vão garantir tempo de tv e rádio na propaganda eleitoral. Em um levantamento e simulação feita pelo Blog Diego Emir, Carlos Brandão (PSB), deve dominar as aparições. No entanto, a definição do União Brasil pelo PDT pode garantir tempo semelhante a Weverton Rocha.

A propaganda eleitoral para governador na televisão será veiculada às segundas, quartas e sextas-feiras, a partir do dia 26 de agosto. Serão 10 minutos com início às 13h15 e outros 10 minutos às 20h45.

Numa simulação, levando em conta os arcos de alianças neste momento e a provável distribuição do tempo, que só será conhecida de forma oficial no dia 12 de agosto, que será definida pelo TRE, Carlos Brandão deve ter mais da metade do programa eleitoral, chegando a 5 minutos e sete segundos.

Weverton Rocha ocuparia quase 1/3 do programa eleitoral com 3 minutos e 14 segundos. Edivaldo Holanda Júnior (PSD), teria 1 minuto. Já Lahesio Bonfim (PSC) e Simplício Araújo (SDD), ficariam praticamente na mesma faixa com 25 e 21 segundos, respectivamente. Enilton Rodrigues (PSOL), teria 18 segundos e Hertz Dias (PSTU), apenas seis segundos.

Mas essa distribuição pode mudar a partir do momento que o União Brasil se definir. Se for para Brandão, o governador chegará a mais de seis minutos e ainda vai tirar tempo dos demais candidatos. Se o partido, optar por Weverton, o senador pedetista deve ficar com tempo semelhante ao do chefe do Palácio dos Leões.

Outros partidos ainda não se definiram, mas pouco ou nada vão influenciar na distribuição do tempo dos candidatos é o caso de DC, PRTB, PCO, PCB, PMB e UP. O AGIR36 deve ficar fora da contagem do tempo para governador, pois deve ter uma candidatura avulsa ao Senado com Pastor Bel.

Veja como fica a distribuição do tempo de televisão no Maranhão:

Carlos Brandão – PSB/PT/PCdoB/PV/PSDB/Cidadania/MDB/Podemos/Avante/Patriota/PP – 5 minutos e 7 segundos

Weverton Rocha – PDT/PL/Republicanos/PROS/PTB – 3 minutos e 14 segundos

Lahesio Bonfim – PSC/PMN – 25 segundos

Edivaldo Holanda Júnior – PSD – 1 minuto

Simplício Araújo – SDD – 21 segundos

Enilton Rodrigues – PSOL/Rede – 18 segundos

Hertz Dias – PSTU – 6 segundos

A definir – União Brasil, DC, PRTB, PCO, PCB, PMB e UP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *