Leia na íntegra a carta de Zé Inácio aos membros do PT do Maranhão

Companheiros e companheiras,

Sempre um prazer revê-los! Sobretudo em espaços que referendam e fortalecem a construção partidária do nosso PT.

Inicio meu pronunciamento lamentando o trágico período pandêmico que vivenciamos, que ceifou a vida de mais de 600 mil brasileiros e brasileiras, entre eles diversos companheiros e companheiras da nossa militância, do nosso partido, que pela negligência e genocídio patrocinado por Jair Bolsonaro não estão mais entre nós. Meus sentimentos a todas as famílias brasileiras vítimas da COVID-19.

Esse Encontro deveria nos permitir viver grande momento de reflexão da atual conjuntura, garantir o debate político de nossas vivências e apresentar uma síntese política que pudesse projetar um PT firme, unificado e coeso no cenário político do Estado do Maranhão. Mas sabemos bem que não foi assim.

Desde jovem, sei das dificuldades e desafios que a vida nos impõe. Afinal, não são todos os dias que vemos um negro, quilombola, do interior do Maranhão, ser eleito e reeleito deputado estadual, e ainda mais disputar importantes espaços de poder.

Sou feliz, por ser deputado estadual do PT, porque o PT foi e é o único partido da minha vida. A luta do Partido dos Trabalhadores também é a minha luta e faz parte da minha trajetória de vida.

Nessas eleições, em virtude da liderança de Lula nas pesquisas e da aliança nacional PT/PSB, retornamos ao protagonismo eleitoral, com a capacidade de contribuir diretamente na composição de chapa ao Governo Estadual, na condição de vice-governador.

Entrei nessa disputa consciente das limitações, dos desafios e dos nossos objetivos. Fui impulsionado por aqueles e aquelas que não fugiram e que permaneceram na luta, que se mantiveram na defesa do PT contra a tirania da operação Lava-Jato, que conclamaram a liberdade de Lula contra a perseguição de Sérgio Moro e que garantiram que a estrela do Partido dos Trabalhadores continuasse a brilhar no Estado do Maranhão.

Por isso, registro aqui meus agradecimentos a todos os coordenadores e militantes do Movimento Petistas de Base, movimento que nasce com o objetivo de construir posições partidárias e foi fundamental para ampliar as reflexões internas do PT e fortalecer o debate até este momento.

Agradeço também a parceria de sempre dos companheiros da minha corrente, a CNB; ao companheiro Lobato, pela confiança política e resistência. Estendo ainda meus agradecimentos a todos os nossos delegados, dirigentes partidários, filiados ao nosso partido, militantes das correntes políticas, em especial as correntes Socialismo em Construção e Avante. Todos foram fundamentais nessa construção de projeto político e de partido.

A nossa Tese “Unidade Petista: PT Protagonista! Lula Presidente!” defende um PT de todos, para todos e por todos os filiados desse Estado. Um PT forte, organizado nas bases e conectados com as ruas, com os movimentos sociais, estudantis e sindicais. Promovendo a transformação social que tanto defendemos ao falar dos programas de governo do PT.

Eu sempre lutei pelo fortalecimento do nosso partido e pela garantia da unidade partidária. Enfrentei os debates, venci, perdi, mas permaneci. O que move as nossas lutas é a certeza que para todo projeto pessoal, há milhares de maranhenses e brasileiros que acreditam, sonham e esperam do PT uma nova cultura política.

Sei que muitos de nós defendemos e tivemos nossas vidas dedicadas ao Partido dos Trabalhadores, por isso, a nossa luta continua! Temos uma tarefa prioritária que é eleger Lula Presidente, e permitir que o povo brasileiro se livre de Bolsonaro e seja feliz de novo!

Ao companheiro Felipe Camarão desejo sorte na jornada e que ele olhe para esse plenário e lembre todos os dias que o seu compromisso agora é com os Petistas de todo o Estado, de defender e garantir que o nosso partido tenha vez, voz e ousadia para governar o Maranhão.

Por fim, companheiros e companheiras, retiro minha pré-candidatura de Vice-Governador do Maranhão pelo fortalecimento da unidade partidária, por entender que a nossa prioridade é o projeto nacional, que tem como centro da nossa tática a eleição do Presidente Lula.

Entrego oficialmente neste momento a minha carta de intenção de disputar a reeleição para o cargo de Deputado Estadual e assim fortalecer ainda mais o PT na Assembleia Legislativa do Maranhão e caminhar em unidade na defesa da aliança PT/PSB, com Carlos Brandão – Governador e Flávio Dino – Senador.

DEPUTADO ZÉ INÁCIO (PT)

3 thoughts on “Leia na íntegra a carta de Zé Inácio aos membros do PT do Maranhão

  1. Estou com vc companheiro Inácio e Lula. Porém não garanto mais seguir Brandão e Flávio Dino. Visto a várias decisões tomadas contra não só ao partido PT, como ter virado as costas a quem sempre o apoio FD. Colocando opositores nós órgãos do governo. Caso alto Alegre do Maranhão.

  2. Também não voto WR. Pelo fato de estar ao lado do maranhaozinho. Responsável pelo o péssimo governo que temos hoje em nossa cidade Alto Alegre do Maranhão.

  3. Essa chapa não representa os verdadeiros petistas pois nem o cabeça de chapa nem o seu candidato a vice têm qualquer vínculo com o partido. A filiação recente do Camarão foi só por conveniência. O petista verdadeiro não vota nessa chapa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *