Diego Emir | Poder, Política e Sociedade

João Marcelo se posiciona contra a comercialização de medicamentos em supermercados e estabelecimentos similares

17 de junho de 2022 : 13:14

Em reunião, na última terça-feira (14), com a Conselheira Federal de Farmácia pelo Maranhão, Dra. Gizelli Lourenço, e com o Gerente Executivo do CRF-MA, Dr. Wherbtyfran Cabral, representando a presidente do CRF-MA, Dra. Elizângela Motta, o deputado federal João Marcelo declarou que é contra a comercialização de medicamentos, que dispensam receita médica, em supermercados e estabelecimentos comerciais similares.

O parlamentar garantiu aos representantes do CRF que votará contra o Projeto de Lei nº 1774/2019 que autoriza essa prática. A proposta está em análise nas comissões de Seguridade Social e Família e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Na oportunidade, João Marcelo declarou o seu apoio e posicionamento a favor da aprovação do Projeto de Lei 1559/2021 que dispõe sobre o piso salarial nacional dos farmacêuticos.

“Os riscos dessa comercialização são muitos: possíveis atrasos no diagnóstico correto devido ao mascaramento de sintomas, agravamento de distúrbios, possibilidades de dependência e de ocorrência de eventos adversos graves, reações alérgicas, interações medicamentosas, intoxicação, etc. A orientação do farmacêutico pode prevenir tudo isso. É um profissional preparado que merece, inclusive, ter um piso salarial digno”, alertou João Marcelo.

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>