Embaixadora do Unicef, Thaynara OG, realiza grande festa de São João no Maranhão

Nesta terça-feira, (28), acontece o São João da Thay, no Multicenter Sebrae em São Luís que tem por objetivo arrecadar doações, por meio da compra dos ingressos, além de divulgar a cultura maranhense para todo o Brasil. O evento reúne atrações locais e nacionais, além de influenciadores digitais, apresentações culturais e comidas típicas do Maranhão, valorizando as tradições e a cultura do Estado.

Promovido pela influenciadora digital, Thaynara OG, e embaixadora do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), o São João da Thay deste ano, assim como em 2019, também deverá arrecadar fundos em benefício das atividades e projetos do UNICEF no Maranhão. Com os recursos arrecadados o UNICEF desenvolveu uma série de projetos voltados para os direitos de crianças e adolescentes.

Entre as principais ações desenvolvidas com recursos do São João da Thay, na primeira parceria com o UNICEF, esteve a capacitação dos serviços municipais de saúde, educação e assistência social de Bequimão, município que apresentava indicadores desafiadores da infância. Com o apoio de Thayana OG, Bequimão mudou e tem conseguido resultados importantes no Selo UNICEF: foi o primeiro município maranhense a realizar todas as atividades na edição passada e é uma referência técnica e de qualidade na atual edição apoiando dezenas de outros municípios a partir de sua experiência. Com a garra das comunidades e parceiros locais, os recursos doados através do São João da Thay se multiplicaram na proteção dos direitos de crianças e adolescentes, em ações para inclusão escolar e formação de adolescentes quilombolas líderes.

O município também desenvolveu a Semana do Bebê Quilombola, ação que mobiliza centenas de famílias, crianças, adolescentes, equipes municipais e estaduais de saúde, educação e assistência social para difundir conhecimentos e práticas tradicionais que protegem as crianças no primeiro ciclo de vida de zero a seis anos. O apoio de Thaynara OG ajudou a unir novos conhecimentos à sabedoria ancestral em ações de prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e sífilis congênita que podem causar danos neurológicos severos durante o desenvolvimento das crianças. Além disso, na Semana do Bebe Quilombola de 2019, Thayanara OG visitou as comunidades quilombolas de Bequimão, conheceu as parteiras tradicionais, viu os cuidados com a alimentação e a amamentação que as mães e famílias têm, e se encontrou com as meninas adolescentes numa troca de experiência direta com jovens maranhenses dos povos afrodescendentes.

No total no Maranhão, a parceria entre UNICEF e Thaynara OG resultou na capacitação de mais de 300 pessoas de 11 comunidades afrodescendentes, dentre elas profissionais de saúde e parteiras tradicionais em temas como cuidados contra a violência e estímulos ao desenvolvimento na primeira infância, nutrição, pré-natal e imunização. Adicionalmente, mais de 40 meninas e meninos estudantes do ensino médio da macrorregião da Cidade Operária, em São Luis, lideraram um diálogo horizontal com mais de 500 jovens da periferia da cidade sobre os impactos da violência em suas comunidades e famílias. Com o apoio de Thay, as meninas quilombolas do Maranhão puderam participar de seu primeiro encontro nacional sobre empoderamento, em Brasília. E foi uma menina quilombola de Bequimão – Aldenice Melo, a escolhida pelo UNICEF para representar todas as crianças e adolescentes dos povos tradicionais do Brasil na entrega do Selo UNICEF de 2020, na cerimônia nacional realizada no Rio de Janeiro. Assim, é com o apoio de Thaynara OG que o UNICEF está criando oportunidades para que sempre falem os maiores especialistas em adolescentes e jovens: eles próprios.

O empoderamento de meninas é dos programas técnicos mais importantes do UNICEF no Brasil e no Maranhão. Com o apoio de Thaynara OG, mais de 150 meninas de São Luís estão realizando rodas de conversa em mais de 20 escolas públicas municipais e estaduais debatendo sobre autoestima, conhecimento sobre seu corpo e as mudanças que chegam com a adolescência, além de fortalecer suas capacidades para lutarem por seus próprios direitos, como o direito a receberem absorventes das políticas públicas de educação e assistência social, e de construírem projetos de vida baseados no que sonham para si mesmas, suas famílias e comunidades. Para o UNICEF e parceiros como Thaynara OG, são investimentos cada vez maiores em meninas, na sua escolarização e na sua capacidade de tomar decisões positivas para si mesmas e seu entorno que resultarão em sociedades mais protetivas de direitos para todos e todas.

1 thought on “Embaixadora do Unicef, Thaynara OG, realiza grande festa de São João no Maranhão

  1. Essa moça parece com o campeonato brasileiro de futebol,só participa uma vez por ano se não cair. Chama-la de Cometa é muito ruim para ela,pois Cometa aparece só de quatro em quatro anos. Chama-la de Copa do mundo,também não é legai,acontece só de quatro em quatro anos.Então chama-la de que? Ah! chefa dos irmãos metralhas,contos de quadrinhos para criança que tem cada um deles número,167-671-176 e ela 171,legal. Existem tantos patrocinadores e o estado está nessa,que a arrecadação gorda ,da´para repetir esse evento só de 365 em 365 dias. Agora,porque essa moça só faz no São João? Porque não faz o carnaval?No Ano Novo? semana da pátria? O lava prato? A festa de São José?A festa da Nossa senhora da Conceição que atrai milhões de pessoas? A festa da terceira idade que são outros milhões de adeptos? Acho que como Embaixadora da UNICEF,deveria participar mais com essas festas.Será que estou errado? Salve Deus!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *