Diego Emir | Poder, Política e Sociedade

Deputado Duarte Junior destina R$ 500 mil em emenda parlamentar para a reforma do Santuário Nossa Senhora de Nazaré, no Cohatrac

16 de junho de 2022 : 19:12

Um dos templos católicos mais tradicionais de São Luís, palco de uma das maiores celebrações religiosas do Maranhão, o Santuário Nossa Senhora de Nazaré, localizado no Cohatrac, passará por reforma. A demanda antiga da comunidade será resolvida com recursos de emenda parlamentar de R$ 500 mil destinada pelo deputado estadual Duarte Junior (PSB).

A emenda atende a uma demanda antiga da comunidade católica local. Após diversas conversas com representantes do Santuário Nossa Senhora de Nazaré, no Cohatrac, que falaram das dificuldades para iniciar a obra, foi possível disponibilizar o recurso de emendas parlamentares para viabilizar a reforma.

“Já nos reunimos com a Secretaria de Infraestrutura, que recebeu o projeto do Santuário, para que os trabalhos comecem o mais breve possível. Todos os anos o Santuário atrai um grande público em suas celebrações que, além do viés religioso, também fortalecem a cultura e o turismo do nosso estado. Portanto, com esta emenda estamos contribuindo para o desenvolvimento do Maranhão”, enfatizou o parlamentar.

O Santuário Nossa Senhora de Nazaré tem quase 30 anos de fundação e é palco de algumas das maiores celebrações católicas do estado como o Círio de Nossa Senhora de Nazaré, no Cohatrac, além de outras grandes celebrações do calendário litúrgico como Natal, Páscoa, Corpus Christi, Coroação de Nossa Senhora, Festa da Ácies, dia das mães, dia dos pais e missas dominicais.

Com o crescimento da paróquia nos últimos anos a igreja já não comporta o grande número de fiéis que participam das celebrações, sendo necessário a instalação de telão e a disponibilização de cadeiras na praça em frente, o que só é possível no verão.

Além da carência de espaço, a igreja também necessita de reforços estruturais para continuar recebendo os fieis de forma segura. “Para a realização deste projeto, nós queremos reviver o momento tão significativo e marcante que foi a primeira campanha de construção da Igreja “tijolo por tijolo. Hoje, com necessidades e desafios maiores, mas como outrora, é indispensável ter o mesmo espírito de comprometimento e pertença que fez e faz do Cohatrac esta Igreja tão viva e singular na história da Igreja do Maranhão”, disse o pároco padre Flávio Colins.

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>