PL propõe criação do “Dia Estadual do Poeta de Cordel” no calendário de eventos

A Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou, em primeiro turno, na sessão plenária desta quarta-feira (25), o Projeto de Lei 511/21, de autoria do deputado Zé Inácio Lula (PT), que institui no calendário de eventos do Maranhão o “Dia Estadual do Poeta de Cordel”, a ser comemorado, anualmente, em 22 de março.

O “Dia Estadual do Poeta de Cordel” tem como objetivo reconhecer, valorizar e estimular essa modalidade literária, além de homenagear um dos grandes cordelistas maranhenses: o artista popular Jeremias Pereira da Silva, o “Gerô”.

Advinda de terras portuguesas, a literatura de cordel chegou ao Brasil no século XVIII. Aos poucos, a modalidade se popularizou, sobretudo na região Nordeste.

“A data proposta é carregada de simbolismo e representatividade, pois homenageia o compositor, cordelista e cantor Jeremias Pereira da Silva”, frisou Zé Inácio.

3 thoughts on “PL propõe criação do “Dia Estadual do Poeta de Cordel” no calendário de eventos

  1. Zé Inácio, sempre resgatando e valorizando a importância da literatura e cultura popular do Maranhão e do Nordeste, de Gerô, Moisés Nobre a Patativa do Assaré 👏👏👏🤩🤩🤩

  2. No Maranhão, até onde sei, dia do Cordelista é primeiro de agosto. Quer valorizar, cria Politica Pública de Estado. Mais uma data, mais uma lei…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *