Felipe Camarão recebe Medalha Gomes de Sousa de Mérito Universitário, concedida pela UEMA

Felipe Camarão recebeu na noite desta terça-feira (10) a Medalha Gomes de Sousa de Mérito Universitário, concedida pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). A honraria é entregue a personalidades merecedoras de particular reconhecimento por suas realizações nas áreas da Educação, da Ciência, das Artes e da Tecnologia.

O reitor da UEMA, Gustavo Pereira da Costa, destaca que a escolha de Felipe Camarão para receber a homenagem se deu como reconhecimento da universidade a todos os serviços prestados por ele na área da educação, seja como secretário de educação ou antes mesmo de ocupar o cargo, ainda como professor.

“Nesse momento singelo, em que a UEMA celebra seus 40 anos, era impossível prestar essa homenagem a pessoas que com sua trajetória fizeram muito pelo ensino superior e pela nossa universidade, e deixar de fora esse incansável obreiro da educação do Maranhão. E hoje a UEMA ao mesmo tempo que concede a ele essa honra, se honra em poder homenageá-lo. É com grande alegria que hoje o secretário Felipe Camarão sai daqui portando em seu peito a medalha Gomes de Sousa”, declarou.

“Muito honrado em ser uma das doze pessoas aqui nesta noite recebendo essa importante honraria concedida por esta instituição tão importante para o nosso Estado. Esta homenagem eu levo também como símbolo de luta pela democracia. Defender a educação, cultura, ciência, arte e tecnologia é lutar contra o obscurantismo, contra o negacionismo, contra a ditadura e contra a brutalidade e o ódio que tanto temos acompanhado em nosso país. É defender aquilo que é mais difícil, mas é o correto”, falou Felipe Camarão.

A medalha

A medalha recebe o nome Gomes de Sousa em homenagem ao maranhense Joaquim Gomes de Souza, nascido em Itapecuru-mirim, no ano de 1829. Souzinha, como era popularmente conhecido, muito lutou pelas ciências e e pela investigação científica. Instituída em 2003 pela Universidade Estadual do Maranhão, a medalha tem como objetivo principal homenagear personalidades, de dentro ou fora do Maranhão, por suas realizações nas áreas da educação, cultura, ciência, artes e tecnologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *