Empresa sul-coreana anuncia acordo para lançar foguete na Base da Alcântara até o fim de 2022

A INNOSPACE, startup espacial sul-coreana para pequenos veículos lançadores, assinou um acordo com o Departamento Brasileiro de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) para lançar o SISNAV, projeto de sistema de navegação inercial apoiado pela Finep e AEB.

A INNOSPACE está atualmente desenvolvendo o HANBIT, um pequeno lançador de satélites movido por seus motores de foguete híbridos, e o primeiro voo de teste do HANBIT-TLV está programado para o quarto trimestre de 2022 no Centro de Lançamento de Alcântara, no Brasil, que é um local de lançamento equatorial. Será o primeiro voo de teste suborbital para validar o motor de primeiro estágio do HANBIT-Nano, que é um pequeno lançador de satélites de 2 estágios capaz de transportar uma carga útil de 50kg.

Com este acordo, a INNOSPACE espera poder verificar a capacidade de desempenho do veículo lançador e obter reconhecimento no setor aeroespacial ao mesmo tempo, lançando a carga útil apesar de um voo de teste. O HANBIT-TLV é um foguete híbrido de estágio único de empuxo de 15 toneladas com altura de 16,3 m, diâmetro de 1 metro e peso de 9,2 toneladas.

O HANBIT-TLV levará a bordo a carga útil SISNAV, um sistema de navegação inercial que está sendo desenvolvido pelo DCTA e outras instituições. Eles verificarão se o SISNAV funciona bem em ambientes específicos como vibração, choque e alta temperatura que ocorrem em todo o processo desde a decolagem e durante o voo transatmosférico.

“Este acordo é significativo porque a INNOSPACE e o DCTA estão comprometidas com o desenvolvimento técnico e operacional mútuo e a parceria contínua. Esperamos que a INNOSPACE entre no mercado de serviços de lançamento de pequenos satélites com o primeiro teste de lançamento bem-sucedido do HANBIT-TLV no quarto trimestre no Brasil”, disse Soo Jong Kim, CEO da INNOSPACE.

Os motores de foguete híbridos diferenciados da INNOSPACE para fabricação mais rápida e acesso ao espaço de baixo custo têm um design estável, não tóxico e não explosivo que usa propulsores à base de oxigênio líquido e parafina e seu sistema patenteado de alimentação por bomba elétrica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *