Criador do Dia Municipal dos Blocos Tradicionais, Dr. Gutemberg celebra a data ao lado dos brincantes

Autor da Lei que institui o Dia Municipal dos Blocos Tradicionais (Lei 4.698/2006), o vereador Dr. Gutemberg (PSC) participou de uma grande festa para celebrar a data, no último domingo (8 de maio).

Ao lado dos brincantes e de gestores da Prefeitura de São Luís e da Fundação Municipal de Patrimônio Histórico (Fumph), Dr. Gutemberg acompanhou o cortejo dos Blocos Tradicionais pela Feirinha de São Luís.

“Os tradicionais tambores voltaram a tocar mais fortes. Essa batucada é única e só tem no Maranhão. Viva os Blocos Tradicionais”, celebrou Dr. Gutemberg.

O cortejo contou com a participação de 16 blocos e teve início em frente a sede da Prefeitura de São Luís. O evento foi organizado pela Fundação Municipal de Patrimônio Histórico (Fumph) e pelas secretarias municipais de Cultura (Secult) e Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa).

O presidente do Bloco ‘Os Foliões’, Cláudio Mendes, agradeceu ao Dr. Gutemberg pela homenagem aos Blocos Tradicionais.

“Dr. Gutemberg, queremos agradecer ao senhor por esse importante reconhecimento para todos que fazem os Blocos Tradicionais. Obrigado por também fazer parte da Família Os Foliões “, disse.

Na ocasião, Dr. Gutemberg explicou que criou a Lei em reconhecimento a essa manifestação que é um dos pilares da cultura maranhense.

Além disso, o parlamentar frisou que a data escolhida para homenagear os Blocos Tradicionais, 8 de maio, é o dia de nascimento do mestre Walmir Moraes Corrêa, fundador do bloco tradicional ‘Os Foliões’ e um dos grandes nomes do carnaval maranhense. Walmir morreu em 27 de junho de 2010.

“Essa lei existe para que todos valorizem ainda mais a riqueza dos nossos Blocos Tradicionais. Além de ser uma homenagem ao nosso saudoso Walmir Moraes. Quero parabenizar o prefeito Eduardo Braide, a amiga Kátia Bogéa e ao secretário Marquinhos Duailibe pela linda festa de hoje. Essa é primeira vez que eu me recordo que o poder público vem aqui, na frente da Prefeitura, e faz uma homenagem como essa. Isso significa que essa gestão tem determinação para que essa manifestação não pereça, que não acabe e se fortaleça”, disse Dr. Gutemberg Araújo.

A presidente da Fumph, Kátia Bogéa, destacou que os Blocos Tradicionais são patrimônio de São Luís e agradeceu ao Dr. Gutemberg pela criação da Lei.

“Quero agradecer ao nosso querido Dr. Gutemberg, nosso vereador que, com muito sentimento, em sua primeira legislatura, trabalhou para que o dia de hoje fosse instituído lei”, disse.

O superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no Maranhão, Maurício Itapary, lembrou que os Blocos Tradicionais estão em processo de reconhecimento como Patrimônio Cultural e Imaterial do Brasil.

“Hoje é um dia de muita felicidade. Parabenizo o vereador Dr. Gutemberg por essa sensibilidade em criar essa Lei. E parabenizo a todos que fazem essa linda manifestação. Estamos em busca do reconhecimento nacional dos nossos Blocos Tradicionais “, disse Maurício Itapary.

O secretário de Cultura do Município, Marco Duailibe, também destacou a sensibilidade do vereador Dr. Gutemberg, amigo da cultura maranhense.

“Parabéns ao Dr. Gutemberg pela Lei. E viva o Bloco Tradicional! Que as novas gerações possam conhecer de perto e fortalecer o sentimento de pertencimento por essa manifestação”, afirmou o secretário de Cultura de São Luís.

Participaram da celebração pelo Dia Municipal dos Blocos Tradicionais: o superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no Maranhão, Maurício Itapary; o secretário e adjunto da Semapa, Liviomar Macatrão e Asbhel Muniz, respectivamente; o secretário-adjunto de Cultura, Henrique Almeida; e o secretário municipal de Trânsito e Transportes, Diego Baluz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *