Concha Acústica recebe Axixá, Maioba e Brilho da Ilha neste domingo (15)

Os bois de Axixá, Brilho da Ilha (ambos do sotaque de orquestra) e da Maioba (matraca) esperam o público, neste domingo (15), para uma noite de festa, alegria e muita música junina, na Concha Acústica Reynaldo Faray (Lagoa da Jansen, em São Luís), a partir das 17h. É a terceira edição do projeto Maranhão de Reencontros, uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secma).

A programação, que é uma prévia do São João 2022, começa às 17h com som eletrônico; às 18h tem a apresentação do Boi Brilho da Ilha; em seguida, às 19h30, é a vez do Boi de Axixá mostrar toda a riqueza do Munim; e às 21h, o Boi da Maioba ativa as matracas para encerrar a noite.

“Preparamos uma programação com muito carinho, pensando no que o público quer ver, cantar junto, dançar, se divertir, aproveitar toda a estrutura que preparamos com todo cuidado. E o São João 2022 está apenas começando. Em todo este mês de maio ainda tem muita coisa boa, neste que será o maior São João do Brasil”, convidou o secretário de Estado da Cultura, Paulo Victor.

Até o dia 29 de maio, o projeto Maranhão de Reencontros vai levar à Concha Acústica Reynaldo Faray diversas atrações, das mais variadas manifestações artísticas e culturais maranhenses. As apresentações são gratuitas e começam sempre às 17h.

Saiba mais sobre as atrações deste domingo (15)

Boi Brilho da Ilha

Este ano, o Boi Brilho da Ilha está completando três décadas de existência, culminando com a volta do São João oficial. Surgido no bairro do Ipase, premiado, e com apresentações em 22 países, o grupo está se preparando como nunca para comemorar os 30 anos nesta temporada junina, com muito brilho e novidades.

“Queremos reencontrar esse público. A gente esperava ansiosamente que as coisas melhorassem, para que a gente pudesse abraçar, dançar, movimentar a economia da nossa cidade, levar alegria para os arraiais, ao povo que sempre nos espera, e fazer essa grande festa para o povo do Maranhão”, ressaltou o presidente do boi, Cláudio Sampaio.

Sobre a temporada junina, Cláudio Sampaio acredita ter certeza que o São João será o maior do Brasil. “Neste ano de 2022, junto ao Governo do Estado, através da Secma, faremos um São João bem grande. E o Boi Brilho da Ilha deseja também ao governo do Estado toda sorte, para que possamos nos unir e levar o nome do nosso Maranhão para fora do país”, afirmou.

Boi de Axixá

A presidente do Boi de Axixá, Leila Naiva, se emociona só de falar em São João. O grupo completa 73 anos em 2022 e, segundo ela, retornar aos palcos e arraiais juninos vai ser muito emocionante, nesta que será a primeira apresentação oficial do grupo na temporada junina.

“Vai ser realmente um reencontro. Reencontro com as pessoas, com a cultura, com o clima junino…. Nós estamos nos preparando, com muito amor, nossas roupas, nossas indumentárias, maquiagem, para nos apresentar nesse local, que é a Concha, tão aconchegante. Eu não sei nem como vai ser quando eu chegar lá. Me emociono desde agora”, disse Leila Naiva.

A representante do boi garante que, depois de dois anos de lives e encontros virtuais, a saudade começará a ser amenizada. “Foi um período difícil. É muito diferente você apresentar o seu trabalho por meio de uma tela. Vai ser um reencontro emocionante, tenho certeza, pois o público quer muito viver o São João de novo”, garante.

Boi da Maioba

Este ano o grupo completa 125 anos. E quem pensa que durante a pandemia ele ficou parado, engana-se. Cumprindo todos os protocolos e seguindo as devidas recomendações, completaram o ciclo junino do boi em 2020 e 2021, e ainda criaram a romaria da Maioba. Com ensaios desde o mês de março, na apresentação na Concha Acústica eles querem matar as saudades do público.

“Com todos os medos, temores e respeitando o momento, a gente não parou. A gente sabe que são dois anos sem a temporada oficial e há saudades de ambos os lados. Então, reencontrar essas pessoas que querem brincar com o Boi da Maioba vai ser muito encantador, vai ser um sentimento que só quem estiver lá vai sentir. A gente está preparado para fazer o melhor possível nessa festa que vai ser a melhor do Brasil”, disse José Inaldo, dirigente do grupo.

Na Lagoa, Zé Inaldo confessa que não será possível levar todo o quantitativo que tem o grupo, mas vai levar o melhor para que o público sinta o trabalho que o grupo vem preparando, além da vibração e da energia que a Maioba emana. “Vai ser um prazer estar no palco, interagindo com o público e levando toda a magia da Maioba não só para este, mas para todos os arraiais do São João”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *